14:29

A Soberania de Deus



Para a maioria dos reformadores, o principal e o mais distinto artigo do credo é a soberania de Deus.
Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto
poder e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Deus não fica alarmado, frustrado ou
derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado ou pela rebeldia de suas criaturas.iii
Deus Reina: A Soberania Divina
"Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o
entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é
sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados
em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há
quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?". (Dn 4:34,35)
A afirmação de que Deus é absolutamente soberano na criação, na providência e na salvação é básica à
crença bíblica e ao louvor bíblico. A visão de Deus reinando de seu trono é repetida muitas vezes (1Rs
22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Ap 4.2; conforme Sl 11.4; 45.6; 47.8-9; Hb 12.2; Ap 3.21). Somos
constantemente lembrados, em termos explícitos, que o SENHOR (Javé) reina como rei, exercendo o seu
domínio sobre grandes e pequenos, igualmente (Ex 15.18; Sl 47; 93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10; Pv 16.33;
21.1; Is 23.23; 52.7; dn 4.34-35; 5.21-28; 6.26; Mt 10.29-31). O domínio de Deus é total: ele determina
como ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina, e nada pode deter seu propósito ou frustrar os
seus planos. Ele exerce o seu governo no curso normal da vida, bem como nas mais extraordinárias
intervenções ou milagres.
As criaturas racionais de Deus, angélicas ou humanas, gozam de livre ação, isto é, têm o poder de tomar
decisões pessoais quanto àquilo que desejam fazer. Não seríamos seres morais, responsáveis perante
Deus, o Juiz, se não fosse assim. Nem seria possível distinguir – como as Escrituras fazem – entre os
maus propósitos dos agentes humanos e os bons propósitos de Deus, que soberanamente, governa a ação
humana como meio planejado para seus próprios fins (Gn 50.20; At 2.23; 13.26-39). Contudo, o fato da
livre ação nos confronta com um mistério. O controle de Deus sobre os nossos atos livres – atos que
praticamos por nossa própria escolha – é tão completo como o é sobre qualquer outra coisa. Mas não
sabemos como isso pode ser feito. Apesar desse controle, Deus não é e não pode ser autor do pecado. Deus
conferiu responsabilidade aos agentes morais, no que concerne aos seus pensamentos, palavras e obras,
segundo a sua justiça. O Sl 93 ensina que o governo soberano de Deus (a) garante a estabilidade do
mundo contra todas as forças do caos (vs. 1-4); (b) confirma a fidedignidade de todas as declarações e
ensinos de Deus (v. 5) e (c) exige a adoração do seu povo (v. 5). O salmo inteiro expressa alegria,
esperança e confiança no Todo-Poderoso.
Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 991 [Editor Geral: R. C. Sproul].

1 comentários:

Felipe Inácio disse...

Graça e Paz meu querido!!!
Parabéns pelo blog e pelas postagens bem reformadas!!!

Essa postagem me fez parar pra pensar em algo que os arminianos costumam falar.Eles dizem que Deus não deixará de ser Soberano se der a livre escolha ao homem.Porém devemos notar que quando Deus põe o poder de decisão na vida do homem,tornando o homem o causador do destino de sua vida,aquilo que Deus desejou para ele não teve peso algum.
É como se colocasse na balança o querer do homem de um lado e o querer de Deus do outro.Na balança arminiana pesa mais o querer do homem,na balança calvinista pesa mais o querer de Deus, e assim Ele e não ele se torna exaltado!
Agora quando os arminianos dizem que a vontade do homem pesa mais que a vontade de Deus e dizem também que,apesar de tudo,Deus é soberano porque Ele quis assim,tal contradição prova a tamanha inconsistência que é o arminianismo.A consequencia disso é que o homem se tornará um ser que cuja vontade será efetivamente realizada,não importando qual seja a vontade de Deus!Que culminará na criatura ser maior que o Criador!
É como dizer que Deus criou uma pedra que é maior do que Ele!

Que Deus nos guarde de tamanho perigo doutrinário!

Soli deo gloria!!!