17:32

Adorando um Deus desconhecido

" Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio." (At 17:23)

Várias evidências parece apontar Lucas como o autor do livro de "Atos dos apóstolos"
*Irineu (130-200 d.C) Clemente de Alexandria (153-217 d.C)Eusébio (325 d.C)creditam a Lucas a autoria deste livro.
*O autor do livro de "Atos" acompanhou Paulo, desde Trôade, na Asia Menor, até Filipos, no continente Europeu (16:10-17/ 20:5-15/ 21:1-18/ 27:1 / 28:16) retornando com ele para trôade, e depois viajaram da Palestina para Roma. Ao escrever a sua carta aos irmão de Colossos, Paulo manda saudações de Lucas que estava com ele para aquela igreja (Cl 4:14).
* O estilo e o alto nível do grego é o mesmo do evangelho de Lucas.
* O interesse pelas questões médicas (Lc 4:38/ 8:43-44/At 3:7/12:23/13:11/20:7;11/28:3,8)
* A referência á "Teófilo" tanto em Lc 1:3 quanto em At 1:1.
O livro de "Atos dos apóstolos" é uma história cuidadosa do desenvolvimento da igreja primitiva.
E no decorrer da narração desta história...lá aparece aquele que anteriormente havia sido o perseguidor da igreja (At 9:1-19/22:3-21/26:1-23) agora, após ser convertido por Deus, estava sendo perseguido por anunciar a mensagem de boas-novas.


"E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus coraçöes, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.(Rm 1:24;25)

Tendo sido perseguido em Tessalônica (At 17:5,6) Paulo foi para Beréia, e chegando lá anunciava a Jesus na Sinagoga. Quando os judeus da cidade de Tessalônica souberam que o apóstolo anunciava a palavra de Deus, foram para Beréia excitar as multidões contra ele (vs13) e então rapidamente, os irmãos o enviaram para Atenas.

Enquanto esperava Silas e Timóteo em Atenas, o apóstolo ficou comovido ao ver esta cidade tão entregue a idolatria (Vs 14 á 16), e consciente da sua responsabilidade, cumprindo com alegria o que lhe estava proposto, começou a pregar a palavra de Deus e disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e nas praças com os que se apresentavam, gerando um grande alvoroço.

Os filósofos epicureus e estóicos que contendiam com ele, o levaram ao Areópago para que explicasse a respeito da nova doutrina que estava pregando, pois Paulo estava anunciando uma mensagem diferente, e a conclusão dos filósofos era que Paulo era pregador de deuses estranhos e devia esclarecer a respeito das " coisas estranhas" que estava trazendo aos seus ouvidos. (vs 17 á 21). Os "filósofos" e pseudo-profetas da igreja moderna, sentem "coceiras nos ouvidos", quando a verdade é proclamada.

" Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (II Timóteo 4:3)

Sera que esse tempo já não chegou?. Hoje nós ouvimos o que queremos ouvir e não o que precisamos ouvir.
O apóstolo Paulo nos adverte:
"Tende cuidado,para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Cl 3:8)

Estar atento não é uma questão de escolha é uma necessidade vital "Tende cuidado,...". Vivemos num mundo onde filosofias anti-cristãs são propagadas nas escolas, nos meios de comunicação, na cultura e na politica" e existe uma necessidade urgente de estarmos preparados para dar respostas claras, fundamentada na palavra de Deus, sobre as questões levantadas por este mundo sem Deus, rejeitando toda filosofia antibíblica que é "...segundo os rudimentos do mundo", mas propagando a cosmovisão cristã, influênciando todas as áreas do conhecimento, com a palavra de Deus a verdadeira filosofia que é "segundo Cristo;"

Você conhece o Deus que adora? Realmente teve uma experiência real com ele? Ou você é mais um seguindo a multidão?

Quantas pessoas dizem adorar a Deus, mas não o conhecem...pelo menos em suas consciências; Deus é visto como um ser limitado, que fica "preso" a vontade de suas criaturas. Não estamos negando aqui a livre-agência do homem, mas destacando que o pensamento moderno, coloca "Deus na posição do homem, e coloca o homem na posição de Deus."

" De acordo com o esquema do livre-arbitrio, o Senhor tem boas intenções, mas precisa aguardar como um servo, a iniciativa de sua criatura, para saber qual é a intenção dela." (Spurgeon)

A teologia moderna influenciada pelo humanismo, fez o culto cristão tornar-se antropocêntrico, segundo esta visão Deus esta impossibilitado de agir...O ser Supremo, o Criador, o autor da História está de mãos atadas até que suas criaturas lhes dê permissão para agir.

Mas a Escritura proclama a voz daquele que diz:

" Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"(Isaías 43 :13)

Diante de tanta idolatria a voz de Paulo ecoa dizendo: "...Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio." (At 17:23)

Veja que a seguir Paulo proclama a Soberania de Deus e o seu dominio sobre todas as coisas.
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; "(vs 24)

O Ser Supremo não é limitado, não esta confinado ao altar de uma capelinha, Ele é o Deus Onipresente e esta em todos os lugares ao mesmo tempo.

"Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; " (vs 25)

Já ouvi de cima do púlpito frases como..."Deus precisa de você"...talvez eu esteja desinformado, será que Deus não é mais autosuficiente?Será que Deus realmente precisa de nós? Ele precisa do que? Será que temos alguma coisa que Deus não tenha? Ou será que podemos fazer alguma coisa, que Ele não pode? Prefiro ficar com a declaração do apóstolo que inspirado pelo Espirito Santo diz:

"... que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"(1 Co 4:7)

Devo a minha existência á Ele...(vs 26, 27) se respiro, se posso sentir e amar, se posso correr, se tenho dons, tudo vem dele,"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; ..." (vs 28) simplismente sou o que fui criado para ser, afinal, qual é o fim principal do homem? "O fim principal do homem é glorificar á Deus (1 Co 10:31; Rm 11:36), e gozá-lo para sempre ( Sl 73:25-28)"

Proclamar a soberania de Deus em nossos dias é um desafio, é como enfrentar a morte todo os dias...o homem pecador não quer ver sua "autonomia" debaixo da soberana ação de Deus, pois isso é humilhante...Fico imaginando o que aconteceria, se o apóstolo Paulo estivesse vivendo em nossos dias, com certeza dentre os vários altares erguidos aos ídolos, ele encontraria um dedicado "ao Deus desconhecido" .

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Soli deo glória

Aldair Ramos Rios

0 comentários: