16:17

Somos "servos" e isso já é um privilégio



“Paulo, servo de Jesus Cristo...” Romanos 1:1


Na maioria de sua cartas, o apóstolo Paulo, logo de inicio, evoca seu oficio apostólico (1 Co 1:1/ 2 Co 1:1/ Gl 1:1/ Ef 1:1/ Cl 1:1/ 1 Tm 1:1/ 2 Tm 1:1) porém, começou Romanos identificando-se como “servo de Jesus Cristo”...
Nossa época tem sido marcada pela obsessão por titulos e posições...e a atitude do apóstolo em reconhecer a sua verdadeira posição( a de servo), vem de encontro com a nossa a necessidade, porque "servir", parece não mais ser o interesse de muitos cristãos, o verdadeiro interesse deles tem sido “se servirem"...

O Senhor Jesus, nosso maior exemplo, "não veio para ser servido, mas para servir..." (Mt 20:28) ele condenou o exibicionismo dos escribas e fariseus e deixou claro que aquele "...que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mt 23:1-12). Entre os discípulos não era diferente, parecia haver uma obsessão para saber qual deles era o maior (Mt 18:1-4/Mt 23:11/ Mc 9:34/ Lc 9:46)

“E houve, também, entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve.”Pois, qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve.”(Lc 22:24-27)


Tem muito gente querendo “glória” e "reconhecimento" ...mas, o Rei da glória “...a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;”(Fl 2:7)
É importante fazer os seguintes questionamentos:
Quais são as nossas verdadeiras motivações; a glória de Deus ou nossa própria "glória"?

Uma coisa é certa e nunca vai mudar, Deus continuará sendo Senhor e nós seus servos. (Jo 13:16/Jo 15:20)


“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”(Is 42:8)

Se voltarmos para a Escritura, veremos de que forma os homens de Deus eram chamados.

Abraão é chamado de servo


“E apareceu-lhe o Senhor, naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai: não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente, por amor de Abraão, meu servo.”(Gn 26:24)

“Vós, descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos”(Sl 105:6)

“ Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.”(Sl 105:42)

Moisés é chamado de servo

“Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?”

“Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moab, conforme ao dito do Senhor.” (Dt 34:5)

Davi é chamado de servo


“Vai, e dize a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ias tu casa, para minha habitação?” (2 Sm 7:5)

“Porque eu ampararei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.” (Is 37:35)

Isaias é chamado de servo


“Então disse o Senhor: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia,...”(Is 37:35)

Os profetas eram chamados de servos

“Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Am 3:7)

“Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu mandei pelos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? E eles tornaram e disseram: Assim como o Senhor dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.” (Zc 1:6)

Nunca podemos perder de vista, quem somos e pra que finalidade fomos criados, não temos nada de nós mesmos, nem a nossa própria vida, pois o ar que respiramos é concedido por Ele, todas as coisas estão sob o seu controle.
Creio que Deus pode nos fazer bem sucedidos em tudo, porém nunca deixaremos de ser seus “servos” e isso já é um grande privilégio. Não é mesmo?

Aldair Ramos Rios

Bibliografia

John Murray/ Romanos; Comentário Bíblico Fiel/ Editora Fiel
2 Hernandes Dias Lopes/ o propósito de Deus para os dons espirituais/ fonte: http://www.hernandesdiaslopes.com.br/?area=show®istro=296

0 comentários: