16:08

Propriedade de Cristo II (catecismo de Heidelberg)


DOMINGO 1

1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

a)O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo


“...e vós de Cristo, e Cristo de Deus” (1Co 3:23)

“...o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras,...( Tt 2:14)”

b) A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte

“Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor (Rm 14:8)”

“Pois Deus não nos destinou para ira, mas para alcançar a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele (1 Tes. 5:9,10)”

c)...e não pertenço a mim mesmo .

“Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus].(1Co 6:19,20.)”

d)Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes de vossos pais, mas com o preciosos sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha,...”(1Pe 1:18,19)

“Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado.” (1Jo 1:7)
“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por causa do seu nome.”(1Jo 2:2,12.)

“Disse Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora o escravo não permanece sempre em casa, mas o filho ai permanece para sempre. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:34-36)

“ Portanto, visto que os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse a todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos a escravidão.”(Hb 2:14,15)

Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou ; para destruir as obras do diabo” (1Jo 3:8.)

e)Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo.

“E esta é a vontade daquele que me enviou, que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu, mas o ressuscite no último dia” (Jo 6:39)

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebata-las da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém poderá arrebata-las da mão dele.Eu e o Pai somos um.” (Jo 10:27-30)

“Mas fiel é o Senhor que vos confirmará e guardará do maligno” (2Ts 3:3);
“...que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no ultimo tempo” (1Pe 1:5)

“Não se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão contados” (Mt 10:29,30)

“Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça” (Lc 21:18).

f)Além disto, tudo coopera para o meu bem . Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que amam a Deus, daquelees que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28.)

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”( Rm 8:16)

“...o qual nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”( 2Co 1:22)
“Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu o penhor do Espírito”( 2Co 5:5)

“È também nele que vós estais, depois que vos ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com Espírito Santo da Promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória” (Ef 1:13,14)

g)...e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração

“...porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” ( Rm 8:14)

“E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1Jo 3:3)

Fonte: catecismo de Heidelberg

0 comentários: