17:01

O vaso de barro é menor do que o tesouro que ele carrega...


Martinho Lutero e uma de suas sandices -



“Há as pessoas más, sempre dispostas a pecar. É preciso obrigá-las com leis eclesiásticas e seculares, como cavalos e cães selvagens. Quando isso não adiantar, é necessário tirar-lhes a vida através da espada” (Martinho Lutero).



Após ler a frase acima de Martinho Lutero uma série de pensamentos e textos me vieram à mente. Pensamentos como a idéia da construção de nossos heróis (heróis?!) da fé. Os nossos santos segundo o pensamento ortodoxo evangélico/protestante ou católico, gente que consideramos como piedosas, para as quais chegamos a "tirar o chapéu" antes de citar os seus nomes. Neste caso, Lutero.



Pensei imediatamente em Pedro, na passagem em que ele é chamado de bem-aventurado pelo Senhor Jesus, leia abaixo:



Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.



Perceba que texto maravilhoso! Pedro afirma “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. O Senhor então fala da Soberania do Pai em tirar as vendas dos olhos do homem quando diz: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”. Que coisa linda! Que revelação Pedro recebeu! Que doces e poderosas palavras foram/são aquelas...! Benditos os lábios que pronunciaram tais palavras! Pedro, ah Pedro, que benção que você foi! Que homem de Deus! Homem valoroso e piedoso! Esse Pedro era crente mesmo! Pedro, pedra, firme. Sobre ele Jesus poderia construir a Sua igreja segundo a hermenêutica da igreja Católica. Esse era o Pedrão!!



Vamos continuar seguindo o texto de nosso “herói” da fé, nos versos seguintes:



Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.

E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.



O que aconteceu, Pedro? Pedro, pedra, que virou Satanás?! Ora que escorregão foi esse?! Pedrão, Pedrão...



A essa altura, caso ainda não tenha desistido de ler este texto, você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com a outra. Ora, O mesmo Pedro, a mesma boca, que disse que Jesus era O Cristo, Filho do Deus vivo, disse “Tenhas Deus compaixão de ti, Senhor, isso de modo nenhum te acontecerá.”. Aqui chegamos ao ponto em que Pedro e Lutero se encontram, bem como todos os homens que um dia tiveram as suas mentes e olhos descobertos podem vir a se encontrar. Quando deixamos de entender que o vaso que carrega o óleo precioso não é mais valioso do que o próprio óleo, corremos o risco de confundirmos o transmissor da Verdade com a própria Verdade. Quando isto acontece conosco nos tornamos mais espirituais que Deus, mais santos que Jesus, mais sábios que a sabedoria perante os nossos próprios olhos ou projetamos isso em alguém, em algum herói da fé.



Pedro pensou que como era “Bem-aventurado” recebera a “licença para matar”. Agora ele começava a pensar que as verdades que anunciava eram de sua propriedade. Se colocando no lugar de Pedro eu pensaria algo assim “Bem, eu acertei a primeira pergunta, então quer dizer que eu já saquei o esquema! Tô dentro, entendi a mente de Deus.” O próximo passo é comer da árvore da vida, pois a do conhecimento já papei.” Ele não percebera que as palavras do Senhor Jesus foram “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.” Ele não entendera que ele não era auto-existente e que não poderia sair fazendo gestão da vida de Jesus. O que poderia ter levado ele a infeliz conclusão de que teria capacidade em si mesmo de dizer para Jesus “Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.”. Na versão Almeida o texto diz que Pedro repreendeu a Jesus! Ora, o que ele esperava que Jesus lhe respondesse? Algo como “Puxa Pedro, foi mal. Desculpa aí... Eu não tinha pensado direito, afinal faltei à aula em que ensinaram que O Messias não deveria sofrer ou morrer... (?) “Pode deixar que eu vou me corrigir, viu?!”



Assim como Lutero falou a bobagem de tirar as vidas à espada de quem não seguisse as Leis eclesiásticas e outras bobagens durante a sua vida, ainda que alguns defensores dele queiram criticar o que estou dizendo por que, porventura, acham que eu deveria contextualizar as palavras dele, Pedro e todo aquele que não carrega no peito por revelação do Pai, que nós não temos naturalmente a mente de Deus, mas que o nosso chamado é andarmos com a mente de Jesus no Caminho, falaram e ainda falarão muita coisa que não tem cara de Evangelho.



Ou você consegue ver Jesus dizendo “Tragam as tochas e as espadas! Vamos matar estes fariseus ímpios que não seguem as Leis!” Você consegue imaginar João na sua terceira epístola dizendo a Gaio: “Amado Gaio, pega a sua espada e enfia no Diótrefes, pois ele não nos recebe, ele é um cara mau.”? Olhando para os Evangelhos é possível encaixar este absurdo que Lutero falou?



Enfim, o que quero dizer é que a Palavra é de Deus! Propriedade dEle! Revelação dEle para quem Ele quer revelar. Todo galho que não está ligado à videira não pode dar frutos e os frutos que dá não são seus, mas da Videira verdadeira, cujo Pai é o Agricultor.



Heróis cristãos? Não há heróis cristãos. Há gente que pela Graça foi alcançada, que pela Graça teve a sua fé sustentada, que pela Graça combateu o bom combate, que pela Graça guardou a fé. Não, nem Lutero, nem Calvino, nem Agostinho, nem Paulo, nem Apolo, nem pastor, nem apóstolo, nem homem algum, “Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?”



Ora, examine você mesmo o texto de Mateus citado acima e repense os seus heróis, gente de plástico muitas vezes, ou gente crente e piedosa mesmo como o próprio Lutero que recebeu do Pai o entendimento de que “O justo viverá pela fé.”, mas no fim é só gente. Que caiam os ídolos sejam eles católicos, seculares, evangélicos, protestante-reformados. Que todo o joelho se dobre e toda a língua confesse que Jesus é o Senhor, e a Verdade, e o Caminho, e a Vida, e que só ao Pai pertence a Salvação e toda a revelação da Verdade.



Soli Deo Gloria,



Um abraço,



Eliel Amin

0 comentários: