16:13

Porque odiamos as leis ?


"A lei é a vontade de Deus, que se manifesta na lei natural, conhecida por todos; nas instituições civis - tais como o estado e a família - que expressam essa lei natural; e na declaração positiva da vontade de Deus na sua revelação.

A lei tem duas funções básicas:(a) como lei civil, ela refreia os ímpios e proporciona a ordem necessária tanto para a vida social quanto para a proclamação do evangelho; (b) com lei "teológica", ele desvenda ao ser humano a enormidade do seu pecado." (Alderi Souza de Matos)

A declaração acima, nos apresenta de uma maneira muito clara a resposta para a seguinte pergunta ...O que é a lei?...segundo Solano Portela:"Deus proferiu e revelou diversas determinações e deveres para o homem, em diferentes épocas na história da humanidade. Sua vontade para o homem, constitui a sua Lei e ela representa o que é de melhor para os seus. "

Esta claro que a lei é boa e justa...e que sem ela jamais sobreviveriamos e como Solano Portela fez questão de declarar " ela representa o que é de melhor ... " para nós.
" Diz Calvino: "... é evidente que aquela lei de Deus a qual chamamos de moral, nada mais é do que o testemunho da lei natural e da consciência que Deus fez gravar na mentes dos homens... Assim [esta lei] deve ser o objeto, a regra, e o propósito de todas as leis. Em qualquer lugar que as leis venham a se conformar com esta regra, direcionada a este propósito, e restrita a esta finalidade, não existe qualquer razão porque deveriam ser reprovadas por nós...". (Solano Portela)
E essa lei é necessária pois..."o ser humano sem regras, auto-se-destroi"... É evidente para todos que"... nenhuma sociedade pode existir sem lei, ..." e a razão é que "...e quando um sistema de lei torna-se anti-lei, ele assegura que ao invés de sociedade haverá anarquia e caos. "
Ao que diz respeito a lei cívil a nota sobre "OS TRÊS PROPÓSITOS DA LEI" da Biblia de Estudo Genebra, diz o seguinte:
"Uma segunda função da lei-o uso cívil- é a de refrear o mal. Ainda que a lei não possa mudar o coração, ela pode, até certo ponto, inibir as desordens com ameaça de julgamento, especialmente quando apoiada num código cívil, que aplica punição a ofensas reprovadas (Dt 13:6-11; Dt 19:16-21; Rm 13:3-4). Desse modo ela assegura a ordem cívil e serve para proteger os justos da ação dos injustos"(Pag 212)
Mas porque odiamos, tando a lei de Deus, se ela é tão necessária?
Porque a rejeitamos, se ela foi feita para o nosso próprio bem?
Em um de seus sermões, o pregador Charles H. Spurgeon fala do quanto somos transgressores:
"Poderemos contar as areias do mar, ou averiguar as gotas que em seu agregado fazem o oceano, antes de poder enumerar as transgressões que têm marcado nossas vidas. Retornemos à nossa infância. Quão cedo começamos a desobedecer nossos pais, e a aprender fazer de nossa boca uma cova de mentiras! Em nossa infância, quão petulantes e desobedientes fomos! Teimosos e volúveis, preferíamos nosso próprio caminho, e rompíamos violentamente toda restrição que nossos pais piedosos colocavam sobre nós. Nossa adolescência tampouco nos apaziguou. Furiosamente, muitos de nós, nos precipitávamos no meio da própria dança do pecado. Nos tornamos guias em iniqüidade; não somente pecando, mas também ensinando outros a pecar. E ao chegar à maturidade, e entrar na flor da vida, chegamos a ser sóbrios na aparência, e talvez nos livramos um pouco da dissipação de nossa juventude; porém, quão pequena melhoria ocorreu! A menos que a soberana graça de Deus tenha nos renovado, não somos melhores do que éramos no princípio; e ainda que esta mudança tenha sido operada em nós, ainda temos pecados dos quais se arrepender, e ainda temos que colocar nossas bocas no pó e cinzas sobre nossas cabeças, clamando: "Impuro! Impuro". E oh! vós que se apoiais cansadamente em vossa bengala, o suporte de vossa velhice, não permanecem ainda pecados aderidos às vossas roupas? São vossas vidas tão brancas como os alvos cabelos que coroam suas cabeças? Não sentis que a transgressão salpica as bordas de vossas vestes, manchando sua alvura? Quão freqüentemente vocês têm mergulhado no abismo, a ponto de vossas próprias roupas lhes causar abominação! Colocai vossos olhos sobre os sessenta, setenta ou oitenta anos durante os quais Deus tem poupado suas vidas;e dizei-me se podeis contar vossas inumeráveis transgressões ou calcular o peso dos delitos que haveis cometido."

As estatisticas e as manchetes dos jornais estão cheias de noticias sobre tragédias, crimes de toda a sorte e de uma guerra cívil que parece eterna...mas o que é que tem gerado esta reviravolta no meio da sociedade? ...Os crimes quase sempre ficam impunes, e quase sempre as coisas ficam do mesmo jeito...tudo acaba em pizza ...ai então nos vem os seguintes questionamentos? Onde está a Justiça? Porque a injustiça prevalece?

"Vivemos a trágica realidade de ver que o Brasil é o campeão mundial no consumo de cachaça, é o segundo maior consumidor de tabaco, é o terceiro no ranking mundial no contágio de AIDS. Somos o país de 15 milhões de homossexuais, de 4 milhões de aborto por ano, da televisão mais promíscua do planeta. Somos o povo que assiste a destruição dos valores morais, a rebeldia dos filhos contra os pais, a prática irrefreada do sexo no namoro, o índice escandaloso de separações e divórcios por motivos fúteis, o surto espantoso de motéis nas cidades e estradas, verdadeira prostibuição institucionalizada nas barbas das nossas autoridades. Somos o povo que vê assustado o índice alarmante de crimes, assaltos, estupros, sequestros, arrombamentos e toda sorte de delinquência se agigantando, tornando as nossas cidades em campo de guerra e em palco de medo e horror. Somos o povo que vê os traficantes dominando cidades inteiras, exercendo um governo paralelo, ao arrepio da lei, conspirando contra toda autoridade constituída, escravizando nossa juventude com este mortal ácido do inferno."

De uma maneira muito sutil, muitas filosofias anti-cristãs vem sendo inculcada na mente de nossa sociedade, que prontamente sem discernir ...tem sido envenenada contra aquilo que foi constituído para o nosso próprio bem...tais filosofias são nada mais do que uma defesa da própria morte. Em uma nova roupagem esta "cosmovisão", se é que isso pode ser chamado assim, vem sendo ensinado nas escolas e apregoado de uma maneira deliberada na midia. Toda forma de impedir o avanço da anarquia é denominada pela mídia de "moralismo"...

A doutrina marxista da lei... (tornou-se)... uma grande força no século 20...Segundo, Rousas John Rushdoony,o Marxismo insiste que todas as idéias de verdade e lei simplesmente refletem a vontade de uma classe governante...para o Marxismo não existe nenhuma verdade em alguma lei; nenhuma lei tem qualquer relacionamento com qualquer certo ou errado absoluto, pois nenhum certo ou errado absoluto existe...todo discurso sobre Deus e a lei de Deus é uma ilusão e engano usado por uma classe governante para suprimir o pobre.
A lei é simplesmente um sistema de regras prescritivas e obrigatórias que expressam a vontade totalitária e coerciva do Estado...o Marxismo luta para desacreditar cada outro sistema de lei e trazer o seu colapso, para substituí-lo com a “justiça” socialista e revolucionária, isto é, a destruição dos capitalistas, das igrejas, dos grupos independentes e de todas as coisas hostis ao comunismo.Em nome do homem, em nome do humanismo, o Marxismo alega oferecer à humanidade uma nova esperança para substituir a revelação cristã (Hermann Raschhofer, Political Assassination,
Tubenjen: Fritz Schlichtenmayer, 1964). O que ele oferece em vez disso são os piores horrores da experiência da humanidade, terror absoluto e guerra civil perpétua. Isso é a lógica do humanismo levada à sua conclusão, e sua lógica é suicida"

O apóstolo Paulo nos deixa uma exortação no livro de Colossenses 2:8 "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;..."

Tais filosofias vem carregando um ódio mortal contra Deus e contra sua lei, enquanto a Escritura defende a Vida, tais filosofias vem sendo levantadas em favor da morte; enquanto a Escritura apresenta a familia como uma instituição divina, filosofias em prol de sua destruição é defendida com unhas e dentes.

A situação humana é desesperadora, o coração do homem é corrupto(Jeremias 17:9)
Em Romanos 5:6-8, o apóstolo Paulo faz uma declaração a esse respeito, dizendo que
"...os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;..."
Essa é uma realidade inscontestável da condição pecador, suas inclinações sempre serão para o pecado. A consequência dessa inclinação também é certa
"...a inclinação da carne é morte;...".
Se a inclinação do homem sempre é oposta aquilo que Deus quer, fica explícito também que "..."a inclinação da carne é inimizade contra Deus,pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. "...Essa é a razão de tanto ódio a lei de Deus, o pecador ama a transgressão"... os que estão na carne não podem agradar a Deus."

O Salmo 119 tem muito a nos ensinar sobre a importância da lei de Deus, pois esta lei, nos livra de vivermos confundidos, pois ela nos dá diretrizes bem claras, sobre qual é a boa e perfeita vontade de Deus.
Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos...Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.(vs 12;18

" Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.(Sl 119:5,6)
Não pretendo aqui fazer uma exêgese deste Salmo e nem expor todo o seu contéudo,mas somente informar, que em Deus somente essa situação pode ser transformada, ele pode abrir os nossos corações, ele mesmo prometeu ...

Jr.32.40: Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.


"33 Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
35 ¶ Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
36 Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.
37 ¶ Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
73 ¶ Iód. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.
88 ¶ Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca. "


Pelos laços do Evangelho

Aldair Ramos Rios

Bibliografia consultadas

-Os Reformadores e a Lei - Semelhanças e Diferenças/Alderi Souza de Matos
_UMA MENSAGEM DE DEUS À NAÇÃO BRASILEIRA/Rev. Hernandes Dias Lopes.
-A Lei Marxista /Rousas John Rushdoony /Site monergismo.net/Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1
-Redenção Particular-Charles H.Spurgeon
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1 comentários:

Alberto M. de Oliveira (Betochurch) disse...

Olá irmão Aldair, tudo bem?

Estive visitando o seu blog, e achei legal demais. Parabéns!
Passei a segui-lo.
Vou colocar também um link seu na minha lista de favoritos em meu blog.
Qual o seu email?
Gostaria de lhe convidar a visitar o meu: ecclesiareformanda.blogspot.com

Um abraço!
Alberto M de Oliveira