08:49

Consolo nas Escrituras II (Catecismo de Heidelberg)


2. O que você deve saber para viver e morrer neste fundamento?

R. Primeiro: como são grandes meus pecados e minha miséria (1).

Mt 9:12 “Jesus, porém, ouvindo isso, disse: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.”

Jo 9:41 “Disse Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizes: Nos vemos, permanece o vosso pecado.”

Rm 3:10 “Como esta escrito: Não há um justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus.”

1Jo 1:9,10. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Segundo: como sou salvo de meus pecados e de minha miséria (2).


Lc 24:46,47 “…e disse: eis o que esta escrito: O Cristo padecerá, e ao terceiro dia ressurgirá dentre os mortos, e em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações começando por Jerusalém.”

Jo 17:3 “Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus cristo a quem enviaste.”

At 4:12 “Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”

At 10:43 “Dele dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”

1Co 6:11; “E tais fostes alguns de vós. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus, pelo Espírito do nosso Deus”

Tt 3:3-7. “Outrora nós também éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo á várias paixões e prazeres, vivendo em malicia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou ricamente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, sejamos feitos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”

Terceiro: como devo ser grato a Deus por tal salvação (3).


Sl 50:14,15 “ Oferece a Deus sacrifícios de louvor , paga ao Altíssimo teus votos, e invoca-me no dia da tua angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Sl 116:12,13 “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor”

Mt 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos céus.”

Rm 6:12,13 “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe oferecerdes em suas concupiscências. Nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumento de iniqüidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”
Ef 5:10 “...descobrindo o que é agradável ao Senhor.”

2Tm 2:15 “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

1Pe 2:9,12. “mas vós sois geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”

Mt 11:28-30; “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Ef 5:8.”Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz”

0 comentários: