13:37

NOSSA MISÉRIA (Catecismo de Heidelberg)

DOMINGO 2

3. Como você conhece sua miséria?

R. Pela lei de Deus

Rm 3:20. “Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei; antes, pela lei vem o conhecimento do pecado.”

4. O que a lei de Deus exige de nós?


R. Isto Cristo nos ensina num resumo, em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. " Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (1).

(1) Lv 19:18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.Eu sou o Senhor.”

Dt 6:5 “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força.”

Mc 12:30,31 “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

Lc 10:27. “ Respondeu-lhe o homem: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”

5. Você pode observar esta lei perfeitamente?


R. Não, não posso, porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo .

Rm 3:10,20,23 “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus...Por isso, ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei; antes, pela lei vem o conhecimento do pecado”

1Jo 1:8,10. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamos-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”

Gn 6:5 “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”

Gn 8:21 “ O Senhor sentiu o suave cheiro, e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do homem é má desde a sua meninice. E jamais tornarei a ferir a todos os seres viventes como fiz.”

Jr 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e incorrigível. Quem o conhecerá ?”

Rm 7:23 “mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros”

Rm 8:7 “A inclinação da carne é inimizade contra a Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem em verdade o pode ser.”

Ef 2:3 “Entre eles todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. E éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”

Tt 3:3. “Outrora nós também éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo á várias paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.”

0 comentários: