15:46

A influência do humanismo no evangelicalismo moderno


Por: Aldair Ramos Rios"

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." (Judas 4)

Parece que a situação descrita por Judas, não era especificamente um problema de sua época, a cada dia que passa o texto citado acima, revela o contexto ao qual a igreja moderna tem vivido. Não é mais novidade pra ninguém, que a situação do evangelicalismo moderno está beirando ao caos; se é que já não esta nele.
Zoêno Filho fez a seguinte declaração:"Gostaria de convidá-lo a considerar e a projetar a situação das igrejas de hoje para mais 10, 20 ou 30 anos, e imaginar a que ponto ela chegará. Será que não estará tão longe dos moldes Bíblicos quanto a igreja da época da reforma, se é que já não está? Será que não está caminhando para muito longe daquele modelo Bíblico? O que mais se infiltrará no seio da igreja? Terá limites? Quem os imporá, senão a própria Palavra de Deus? Voltemos a Ela e a simplicidade do Evangelho, rompamos os laços com o pragmatismo e sua filosofia e apeguemo-nos ao que "está escrito..."
Esta preocupação de Zoênio não é sem fundamento, basta olharmos para a história da Igreja, para percebermos, que vivemos numa época onde a ignorância tem prevalecido, onde as pessoas se quer sabem no que elas crêem, uma época onde as técnicas e mecanismos são mais importantes, do que o conhecimento das escrituras .
A preferência pelo caminho mais fácil, é com certeza também, menos doloroso, e não requer mudanças radicais. Porém, o verdadeiro evangelho, coloca um ponto final na velha vida de escravidão e erros, quando há um novo nascimento, então há ali uma nova criação, um novo proceder, um novo caráter, uma nova vida.
Mas quando foi, que o caos se instalou?"O humanismo secular tem sido tentado no Ocidente desde a Primeira Guerra Mundial. Ele tem sido pesado na balança e achado em falta. Ele reduziu uma vez grandes nações como a Grã-Bretanha em desertos espirituais. Ele brutalizou populações, cauterizou as consciências dos homens com um ferro quente e deu à sociedade um coração de pedra que não tem pena de ninguém e não poupa ninguém.
A humanidade está cansada dos deuses do prazer que a têm dominado. O clamor sobe a Deus dos céus para nos salvar de nós mesmos e nos trazer um novo dia."Uma analise criteriosa, revelará como o humanismo e os demais "ismos", se instalou, na mente da maioria dos evangélicos...Para entendermos melhor a situação, é necessário que se faça uma definição sobre esses movimentos.
O que é Humanismo?
O Humanismo é a doutrina dos humanistas da Renascença, que voltaram ao culto das linguas e das literaturas antigas, a fim de reconstruir a história humana por meio da razão e não da religião. Doutrina que coloca o homem no centro do universo e das preocupações filosóficas . Hoje existêm três correntes humanistas: "O humanismo cientifíco, o humanismo cristão e o humanismo marxista."
Antes do Humanismo, Deus era o centro do Universo e do pensamento, tudo era explicado partindo de Deus. A igreja Católica Apostólica Romana controlava todas as coisas, incluindo o campo do "saber", ...a igreja sempre dava sua palavra final em tudo, com isso, a Igreja cometia abusos, e censurava qualquer idéia que não estivesse de acordo com os seus dogmas...até que o humanismo surgiu...o humanismo colocava o homem no centro do universo...a ponto das coisas não mais serem vistas partindo de Deus, mas sim do homem...O humanismo propunha a libertação do homem das garras da religião...o homem devia reconstruir a sua própria história...tendo a si mesmo como centro do universo.Do humanismo derivou-se várias filosofias dentre elas o "racionalismo";
Mas, o que vem a ser racionalismo?
O racionalismo vê as coisas apreciando-as só pela razão, ou seja o racionalismo rejeita todo o conceito do sobrenatural.
René Descartes explica: "O racionalismo pode consistir em considerar a razão como essência do real, tanto natural quanto histórico. Sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, de raciocinar, em relação ao sentimento e à vontade, pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas; ou a posição segundo a qual somente a análise lógica ou a razão pode propiciar desta forma o desenvolvimento da análise científica, do método matemático, que passa a ser considerado como instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos, aplicados às ciências físicas que levaram a uma crescente fé na capacidade do intelecto humano para isolar a essência no real e ao surgimento de uma série de sistemas metafísicos fundados na convicção de que a razão constitui o instrumento fundamental para a compreensão do mundo, cuja ordem interna, aliás, teria um caráter racional".
O iluminismo também é proveniente do humanismo;
mas, o que vem a ser iluminismo?
É a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais."O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".[5] Immanuel KantE o liberalismo teológico também é fruto do humanismoRaízesO liberalismo teológico começou a florescer de forma sistematizada devido à influência do racionalismo de Descartes e Spinoza, nos séculos 17 e 18, que redundou no iluminismo. O liberalismo opunha-se ao racionalismo extremado do iluminismo. (Danilo Raphael/ Revista Defesa da fé)
Como resultado da invasão do Racionalismo (e do iluminismo) na teologia, chegou-se à conclusão de que o "sobrenatural não invade a história". A história passou a ser vista como simplesmente uma relação natural de causas e efeitos. O conceito de que Deus se revela ao homem e de que intervém e atua na história humana foram logo excluídos.Os liberais acreditam que a Igreja Cristã se perdeu completamente na interpretação da Bíblia através dos séculos e que somente com o advento do Iluminismo, do racionalismo e das filosofias resultantes é que se começou a analisar criticamente a Bíblia e a teologia cristã, expurgando-as dos alegados mitos, fábulas, lendas, acréscimos, como, por exemplo, os mitos da criação e do dilúvio e de personagens inventados como Adão e Moisés, etc.
O pragmatismo também é fruto do humanismoO pragmatismo tem suas raízes do darwinismo e no humanismo secular. É inerentemente relativista, rejeitando a noção dos absolutos - certo e errado, bem e mal, verdade e erro. Em última análise, o pragmatismo define a verdade como aquilo que é útil, significativo e benéfico. As idéias que não parecem úteis ou relevantes são rejeitadas como sendo falsas.O que há de errado com o pragmatismo? Afinal de contas, o bom senso requer uma dose de pragmatismo legítimo, não é mesmo? Se uma torneira que vazava constantemente volta a funcionar após Ter sido substituído o "reparo" gasto, é razoável supor que o problema estava no "reparo" gasto. Se o medicamento receitado por seu médico tem efeitos colaterais, ou se não produz o resultado esperado, você precisa solicitar-lhe um remédio que funcione.
Realidades pragmáticas simples como essas são, por si mesmas, óbvias.3-A raiz do humanismo é SatanásEncontrei numa comunidade do Orkut a seguinte afirmação: "O Humanismo nos ensina que é imoral esperar que Deus aja por nós."Sem sombra de Dúvida o humanismo é uma afronta, uma rebelião contra o Altíssimo, é o conceito que coloca o homem no trono...Sem Dúvida nenhuma o humanismo nasceu no coração de Satanás foi ele mesmo quem se rebeliou contra Deus, foi ele o primeiro a ter esse sentimento de primazia...o principal conceito do humanismo é que o homem é o centro do universo e não Deus, não é essa uma artimanha do maligno? Não é esse o desejo de Satanás...ele deseja ser adorado, é essa a essência do humanismo...pois proclama glória da criatura ao invés do criador.

4-É possivel encontrar o humanismo na história da Igreja?
O que é Pelagianismo?
B. B. Warfield, um teólogo da cidade de Princeton, considerou o Pelagianismo "a reabilitação da visão pagã do mundo", e concluiu com grande clareza: "Há duas doutrinas fundamentais sobre salvação: a que ensina que a salvação vem de Deus, e que ensina que a salvação é vinda de nós mesmos. A primeira é a doutrina fundamental do Cristianismo; a última, do paganismo universal".Qualquer doutrina que limita o conhecimento do pecado original, o cativeiro da vontade à natureza pecaminosa, e a necessidade da graça para até mesmo aceitar dom da vida eterna e permanecer em santidade é considerada por toda a igreja como heresia. A heresia descrita é chamada Pelagianismo.

5-Humanismo na Idade média
O pelagianismo foi condenado, porém não morreu,...a Holanda por causa de seu desenvolvimento humanista advogava a liberdade de pensamento. Um dos maiores humanistas holandeses no início da Reforma era Desidérius Erasmus (1466-1536) esse assim como Lutero fez duras Críticas a Igreja católica Romana, porém diferente daquele, esse morreu como um submisso da igreja Romana.

O que é Arminianismo?
E qualquer sistema de doutrina que condiciona o propósito salvador de Deus em atos ou méritos de homens é essencialmente arminiano.O humanismo é a base do ArminianismoPortanto, um sistema de interpretação que conduz ao orgulho carnal, embora possa fazer o homem sentir-se bem acerca de si mesmo, é um sistema claramente contrário à vontade do Senhor. Esse sempre será o alvo de todo Humanismo e Arminianismo, o que dá evidência de que nenhum dos dois é de Deus. O homem não tem direito algum de tentar se elevar de modo que ele possa se gloriar em si mesmo.
Só Deus tem o direito de elevar o homem, e Ele sempre faz isso primeiro humilhando o homem. "... e precedendo a honra vai a humildade". (Provérbios 15:33) "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;". (1 Pedro 5:6) Estamos presentemente no tempo da humildade. O povo do Senhor não experimentará glória até a volta do Senhor.

5-Humanismo na Igreja Moderna
"Quando os precursores do modernismo começaram a surgiu no final do século XIX, poucos cristãos ficaram preocupados. As controvérsias mais acirradas, naqueles dias, não passavam de pequenos ataques contra homens como Charles Spurgeon, homens que estavam procurando advertir a igreja quanto àquela ameaça. A maioria dos cristãos (especialmente os líderes eclesiásticos) se mostraram totalmente insensíveis a essas advertências.
Afinal, não eram como se intrusos estivessem impondo novos ensinos à igreja; tratava-se de pessoas de dentro das denominações - na realidade, eram eruditos. Por certo, eles não tinham o propósito de minar o âmago da teologia ortodoxa ou atacar o cerne do cristianismo. O divisionismo e o cisma pareciam ser perigos maiores do que a apostasia.Mas, apesar das motivações iniciais dos modernistas, suas idéias representaram uma grave ameaça à ortodoxia, como a história comprovou.
O movimento gerou ensinamentos que dividiram quase todas as denominações históricas na primeira metade deste século. Ao menosprezar a importância da doutrina, o modernismo abriu a porta para o liberalismo teológico, o relativismo moral e a incredulidade aberta. Atualmente, a maioria dos evangélicos tende a compreender a palavra "modernismo" como uma negação completa da fé. Por isso, com facilidade esquecemos que o objetivo dos primeiros modernistas era apenas tornar a igreja mais "moderna", mais unificada, mais relevante e mais aceitável a uma era moderna caracterizada pela modernidade."A soberania de Deus banidaNa mente da maioria dos evangélicos, a idéia da Soberania de Deus causa espanto. A influência humanista é visto por toda a parte; nas músicas, nos livros e nas mensagens, também tem surgido novos conceitos acerca da pessoa de Deus, essa nova teologia tem sido denominado de "Teísmo aberto".
A doutrina da salvação defendida pela maioria dos evangélicos hoje, diferencia e muito da exposição dos reformadores e da maioria das antigas confissões de fé das igrejas. Devemos, mais do que depressa voltarmos ao primeiro amor, e ver onde caímos, humilhando-nos debaixo da potente mão de Deus, para que Deus venha avivar as nossas vidas.

Conclusão

"Não é somente nossa sociedade moderna que está perecendo por falta do puro Evangelho da salvação. Muitas igrejas modernas estão perecendo pela mesma razão. Muitos pregadores estão alimentando suas congregações com pedras e não com pães. Igrejas inteiras não passam de exércitos de esqueletos. Milhares de adoradores estão aleijados com raquitismo espiritual. O que é necessário não é nada novo, nada sofisticado, nada "esperto", senão simplesmente uma volta ao bom e velho Evangelho da salvação. Quer os homens ouçam quer deixem de ouvir, deve-se dar mais evangelho nos seus cultos de adoração."Que Deus em sua infinita graça, opere em nós o querer e o realizar, e mude nosso conceitos, trazendo-nos de volta para a sua Palavra. Que as escrituras venha ser realmente, nossa única regra de fé e conduta.

Soli deo Glória

Bibliografia
*Wikipédia- consultas: Humanismo. racionalismo, iluminismo*Dicionário Silveira Bueno*Machado, Irineu C. Sibrac-Moderna Enciclopédia ilustrada /São Paulo, Nova central editora Ltda*http://www.geocities.com/zoenio/Vergonha.htm*Roberts, Maurice, O EVANGELHO: A Única Esperança para a Sociedade; Artigo Transcrito do jornal "Os Puritanos" de Fevereiro/1993.*MacArthur Jr, John F., Com Vergonha do Evangelho, Quando a Igreja se Torna como o Mundo - Prefácio, Editora FIEL* Chiaradia Mendes, Alexandre/ Guimarães e Silva, Fábio/ Roberto Galvão, José /Abdalla Teixeira Neto,Tiago, A Antropologia do Livro de Salmos/ site: Monergismo*S. Horton, Michael, Pelagianismo: A Religião do Homem Natural/ site: www.monergismo.com*Obs: Algumas citações do Rev. Augustus Nicodemus*Comunidade : Humanismo Religioso (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=8068673)*W. Huckabee, Pr. Davis / ESTUDOS EM HERMENÊUTICA BÍBLICA Ou, Leis Básicas de Interpretação da Bíblia http://www.palavraprudente.com.br/estudos/dw_huckabee/hermeneutica/cap14.html*Como Identificar o Neo-Evangelicalismo// http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/ComoIdentificarNeoEvangelicalismo

09:54

Grandioso és tú


Por: Aldair Ramos Rios

Quando olhamos para a criação, a complexidade do universo, a beleza que envolve tudo aquilo que Deus criou, ficamos perplexos diante da grandeza do nosso Criador. Somos motivados a adorar a Deus com o famosos hino " grandioso és tú"...que inspiração veio sobre o seu autor não é mesmo...?
Ao começar pela magnitude dos astros e estrelas e planetas que proclamam o nome de Deus, somos levados a cantar o refrão com toda a nossa alma.

"Então minh`alma canta a ti, Senhor,
grandioso és tú, grandioso és tú...
Então minh`alma canta a ti, Senhor,
grandioso és tú, grandioso és tú..."


O compositor, passa e descrever os bosques, as florestas, a brisa, os pássaros, as montanhas altaneiras, proclamando a glória e o poder do Senhor.
Até que seus olhos são levados para a cruz, onde Cristo morreu como um malfeitor, mesmo sendo inocente, onde Cristo morreu como meu substituto e como o seu substituto, um ato de amor que nos livrou do jugo do pecado, vertendo ali seu sangue carmezim...após a descrição de tão glorioso sacrifício...o autor do hino cheio de certeza, parece contemplar o dia, em que triunfante, estará de joelho entre os santos, na mais humilde e vera adoração. (Hinário Novo Cântico/ C. Boberg- Trad. N. Emmerich)

Que Gloriosa graça, nos foi concedida em Cristo...não é mesmo?

Quando o Senhor Jesus no sermão do Monte, falou acerca das Solicitudes da vida, ao nos proibir de andar ansiosos; nos ordenou á contemplarmos o cuidado de Deus sobre a sua criação.

Disse Jesus: "Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo o vosso Pai celestial as alimenta..." (Mt 6:26)

Jesus sabia muito bem do que ele estava falando. Se pararmos para observar realmente como Deus cuida e sustenta todas as coisas, jamais seriamos importunados pela ansiedade.
O Salmista Davi, escreve de maneira singular sobre a glória de Deus revelada na sua criação.


"Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento proclama a obra de suas mãos" (Sl 19:1)

"Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite"(Sl 19:2)

Não há como negar a Deus;...todos os dias a revelação de sua existência está diante de cada um de nós. João Calvino tinha toda a razão, quando afirmou a impossibilidade de ateísmo real.
O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos, acerca da depravação da humanidade afirma...

"Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade pela injustiça,
visto que o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou.
Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas, de modo que eles são inescusáveis." (Rm 1:18;20)

A humanidade inteira, se encontra num estado deplorável de depravação. Emboram tenham o conhecimento da existência de Deus, preferem negá-lo ...pois práticas como essa, tem como objetivo aliviar o peso de suas consciências...
Todos nós temos uma consciência que nos aprova ou nos reprova, em tudo o que propomos a fazer...se existe uma consciência que nos dá diretrizes do que é correto fazer e daquilo que não é, é por que existem leis; e se existem leis, existe alguém que as criou...e quem seria esse alguém?


O salmista afirma que a Lei do Senhor é perfeita... (Sl 19:7)

Por mais que os obstinados procurem negá-lo...a glória de Deus sempre estará visivel no céu, para que todo o ser, contemple a sua Soberania e Domínio sobre todas as coisas...
Não acabará com o tempo, não será substituido por outro, pois Ele é o único Ser Supremo, o único que é Imutavél...por toda a eternidade seu nome será Louvado, ...
só me resta... se juntar a milhares de cristãos em todo o mundo, em adoração ...


"ao único Deus sábio, seja dada a glória por Jesus Cristo para todo o Sempre. Amém "(Rm 16:21)

Soli deo Glória