16:08

Propriedade de Cristo II (catecismo de Heidelberg)


DOMINGO 1

1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

a)O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo


“...e vós de Cristo, e Cristo de Deus” (1Co 3:23)

“...o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras,...( Tt 2:14)”

b) A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte

“Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor (Rm 14:8)”

“Pois Deus não nos destinou para ira, mas para alcançar a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele (1 Tes. 5:9,10)”

c)...e não pertenço a mim mesmo .

“Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus].(1Co 6:19,20.)”

d)Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes de vossos pais, mas com o preciosos sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha,...”(1Pe 1:18,19)

“Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado.” (1Jo 1:7)
“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por causa do seu nome.”(1Jo 2:2,12.)

“Disse Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora o escravo não permanece sempre em casa, mas o filho ai permanece para sempre. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:34-36)

“ Portanto, visto que os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse a todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos a escravidão.”(Hb 2:14,15)

Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou ; para destruir as obras do diabo” (1Jo 3:8.)

e)Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo.

“E esta é a vontade daquele que me enviou, que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu, mas o ressuscite no último dia” (Jo 6:39)

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebata-las da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém poderá arrebata-las da mão dele.Eu e o Pai somos um.” (Jo 10:27-30)

“Mas fiel é o Senhor que vos confirmará e guardará do maligno” (2Ts 3:3);
“...que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no ultimo tempo” (1Pe 1:5)

“Não se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão contados” (Mt 10:29,30)

“Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça” (Lc 21:18).

f)Além disto, tudo coopera para o meu bem . Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que amam a Deus, daquelees que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28.)

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”( Rm 8:16)

“...o qual nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”( 2Co 1:22)
“Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu o penhor do Espírito”( 2Co 5:5)

“È também nele que vós estais, depois que vos ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com Espírito Santo da Promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória” (Ef 1:13,14)

g)...e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração

“...porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” ( Rm 8:14)

“E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1Jo 3:3)

Fonte: catecismo de Heidelberg

15:29

O Avivamento que Precisamos

Charles Haddon Spurgeon

Somos abençoados quando nos aproximamos de Deus através da oração. Sentimos tristeza ao perceber que muitas igrejas demonstram tão pouca importância à oração coletiva.



De que maneira receberemos alguma bênção, se nos mostramos negligentes em pedi-la? Podemos aguardar um Pentecostes, se jamais nos reunimos uns com os outros, a fim de esperar no Senhor? Irmãos, nossas igrejas nunca serão melhores, enquanto os crentes não estimarem intensamente a reunião de oração.



Mas, estando reunidos para oração, de que maneira devemos orar? Tenhamos cuidado para não cair no formalismo, pois estaremos mortos, imaginando que possuímos vida. Não duvidemos, motivados por incredulidade, ou estaremos orando em vão. Oh! que tenhamos fé imensa, para com ela apresentarmos a Deus grandes súplicas!



Temos misturado o louvor e a oração como um precioso composto de especiarias, adequado para ser oferecido sobre o altar de incenso por intermédio de Cristo, nosso Senhor. Não poderíamos agora apresentar-Lhe uma súplica especial, de maior alcance? Parece a mim que deveríamos orar em favor de um verdadeiro e puro avivamento em todo o mundo.



Um Avivamento Genuíno e Duradouro



Regozijo-me com quaisquer evidências de vida espiritual, ainda que sejam entusiásticas e temporárias, e não sou precipitado em condenar qualquer movimento bem-intencionado. Contudo, tenho bastante receio de que muitos dos chamados avivamentos, em última análise, causaram mais danos do que benefícios. Uma espécie de loteria religiosa tem fascinado muitos homens, trazendo-lhes repúdio pelo bom senso da verdadeira piedade.



Não desejo menosprezar o ouro genuíno, ao desmascarar as falsificações. Longe disso. Acima de tudo, desejamos que o Senhor envie-nos um verdadeiro e duradouro avivamento espiritual.



Precisamos de uma obra sobrenatural da parte do Espírito Santo, trazendo poder à pregação da Palavra, motivando com vigor celestial todos os crentes, afetando solenemente os corações dos indolentes, para que se convertam a Deus e vivam. Se este avivamento acontecesse, não seríamos embriagados pelo vinho do entusiasmo carnal, mas cheios do Espírito. Contemplaríamos o fogo dos céus manifestando-se em resposta às fervorosas orações de homens piedosos. Não podemos rogar que o Senhor, nosso Deus, revele seu poderoso braço aos olhos de todos os homens nestes dias de declínio e vaidade?



Antigas Doutrinas



Queremos um avivamento das antigas doutrinas. Não conhecemos uma doutrina bíblica que, no presente, não tenha sido cuidadosamente prejudicada por aqueles que deveriam defendê-la. Há muitas doutrinas preciosas às nossas almas que têm sido negadas por aqueles cujo ofício é proclamá-las. Para mim é evidente que necessitamos de um avivamento da antiga pregação do evangelho, tal como a de Whitefield e de Wesley.



As Escrituras têm de se tornar o infalível alicerce de todo o ensino da igreja; a queda, a redenção e a regeneração dos homens precisam ser apresentadas em termos inconfundíveis.



Devoção Pessoal



Necessitamos urgentemente de um avivamento da devoção pessoal. Este é, sem dúvida, o segredo do progresso da igreja. Se os crentes perdem a sua firmeza, a igreja é arremessada de um lado para o outro. Quando eles permanecem firmes na fé, a igreja continua fiel ao seu Senhor.



O futuro da igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Oh! que o Senhor levante mais homens genuinamente piedosos, vivificados pelo Espírito Santo, consagrados ao Senhor e santificados pela verdade!



Irmãos, cada um de nós precisa viver, para que a igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos. Homens consagrados tornam-se o sal da sociedade e os salvadores da raça humana.



Espiritualidade no Lar



Necessitamos profundamente do avivamento da espiritualidade no lar. A família cristã era o baluarte da piedade na época dos puritanos; mas, nesses dias maus, centenas de famílias chamadas cristãs não realizam adoração no lar, não estabelecem restrições, nem ministram qualquer disciplina e ensino aos seus filhos. Como podemos esperar que o reino de Deus prospere, quando os discípulos de Cristo não ensinam o evangelho a seus próprios filhos?



Ó homens e mulheres crentes, sejam cuidadosos naquilo que fazem, sabem e ensinam! Suas famílias devem ser treinadas no temor do Senhor, e sejam vocês mesmos “santos ao Senhor”. Deste modo, permanecerão firmes como uma rocha no meio das ondas de terror que surgirão e da impiedade que nos assedia.



Intenso e Consagrado Poder



Desejamos um avivamento de intenso e consagrado poder. Tenho suplicado por verdadeira piedade; agora imploro por um de seus mais nobres resultados. Precisamos de santos. Precisamos de mentes graciosas, experimentadas em uma elevada qualidade de vida espiritual resultante de freqüente comunhão com Deus, na quietude.



Os santos adquirem nobreza por meio de sua constante permanência no lugar onde se encontram com o Senhor. É aí que adquirem o poder na oração que tanto necessitamos. Oh! que o Senhor levante na igreja mais homens como John Knox, cujas orações causavam à rainha Maria mais terror do que 10.000 soldados! Oh! que tenhamos mais homens como Elias, que através de sua fé abriu e fechou as janelas dos céus!



Esse poder não surge por meio de um esforço repentino; resulta de uma vida devotada ao Deus de Israel. Se toda a nossa vida for pública, teremos uma existência insignificante, transitória e ineficaz. Entretanto, se mantivermos intensa comunhão com Deus, em secreto, seremos poderosos em fazer o bem. Aquele que é um príncipe com Deus ocupará uma posição nobre entre os homens, de acordo com a verdadeira avaliação de nobreza.

Estejamos atentos para não sermos pessoas dependentes de outras; nos esforcemos para descansar em nossa verdadeira confiança no Senhor Jesus. Que nenhum de nós caia numa situação de infeliz e medíocre dependência dos homens! Desejamos ter entre nós crentes firmes e resistentes, assim como as grandes mansões que permanecem, de geração em geração, como pontos de referência de nosso país; não almejamos crentes semelhantes a casas de saibro, e sim a edifícios bem construídos, capazes de suportar todas as intempéries e desafiar o próprio tempo.



Se na igreja tivermos um exército de homens inabaláveis, firmes, constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, a glória da graça de Deus será claramente manifestada, não somente neles mesmos, mas também naqueles que vivem ao seu redor. Que o Senhor nos envie um avivamento de poder consagrado e celestial!



Pregue por intermédio de suas mãos, se você não pode pregar por meio de seus lábios. Quando os membros de nossas igrejas demonstrarem o fruto de verdadeira piedade, imediatamente encontraremos pessoas perguntando qual a árvore que produz esse fruto.



A oração coletiva dos crentes é a primeira parte de um Pentecostes; a conversão dos pecadores, a outra. Começa somente com “uma reunião de oração”, mas termina com um grande batismo de milhares de convertidos. Oh! que as orações dos crentes se tornem como ímãs para os pecadores! E que o reunir-se de homens piedosos seja uma isca para atrair os homens a Cristo! Venham muitas pessoas a Jesus, porque vêem outros correrem em direção a Ele.

“Senhor, afastamos nosso olhar desses pobres e tolos procrastinadores e buscamos a Ti, rogando-Te que os abençoes com o teu onisciente e gracioso Espírito. Senhor, converte-os, e eles serão convertidos! Através de sua conversão, rogamos que um avivamento comece hoje mesmo. Que este avivamento se espalhe por todas as nossas casas e, depois, pela igreja, até que todos os crentes sejam inflamados pelo fogo que desce dos céus!”

16:13

Porque odiamos as leis ?


"A lei é a vontade de Deus, que se manifesta na lei natural, conhecida por todos; nas instituições civis - tais como o estado e a família - que expressam essa lei natural; e na declaração positiva da vontade de Deus na sua revelação.

A lei tem duas funções básicas:(a) como lei civil, ela refreia os ímpios e proporciona a ordem necessária tanto para a vida social quanto para a proclamação do evangelho; (b) com lei "teológica", ele desvenda ao ser humano a enormidade do seu pecado." (Alderi Souza de Matos)

A declaração acima, nos apresenta de uma maneira muito clara a resposta para a seguinte pergunta ...O que é a lei?...segundo Solano Portela:"Deus proferiu e revelou diversas determinações e deveres para o homem, em diferentes épocas na história da humanidade. Sua vontade para o homem, constitui a sua Lei e ela representa o que é de melhor para os seus. "

Esta claro que a lei é boa e justa...e que sem ela jamais sobreviveriamos e como Solano Portela fez questão de declarar " ela representa o que é de melhor ... " para nós.
" Diz Calvino: "... é evidente que aquela lei de Deus a qual chamamos de moral, nada mais é do que o testemunho da lei natural e da consciência que Deus fez gravar na mentes dos homens... Assim [esta lei] deve ser o objeto, a regra, e o propósito de todas as leis. Em qualquer lugar que as leis venham a se conformar com esta regra, direcionada a este propósito, e restrita a esta finalidade, não existe qualquer razão porque deveriam ser reprovadas por nós...". (Solano Portela)
E essa lei é necessária pois..."o ser humano sem regras, auto-se-destroi"... É evidente para todos que"... nenhuma sociedade pode existir sem lei, ..." e a razão é que "...e quando um sistema de lei torna-se anti-lei, ele assegura que ao invés de sociedade haverá anarquia e caos. "
Ao que diz respeito a lei cívil a nota sobre "OS TRÊS PROPÓSITOS DA LEI" da Biblia de Estudo Genebra, diz o seguinte:
"Uma segunda função da lei-o uso cívil- é a de refrear o mal. Ainda que a lei não possa mudar o coração, ela pode, até certo ponto, inibir as desordens com ameaça de julgamento, especialmente quando apoiada num código cívil, que aplica punição a ofensas reprovadas (Dt 13:6-11; Dt 19:16-21; Rm 13:3-4). Desse modo ela assegura a ordem cívil e serve para proteger os justos da ação dos injustos"(Pag 212)
Mas porque odiamos, tando a lei de Deus, se ela é tão necessária?
Porque a rejeitamos, se ela foi feita para o nosso próprio bem?
Em um de seus sermões, o pregador Charles H. Spurgeon fala do quanto somos transgressores:
"Poderemos contar as areias do mar, ou averiguar as gotas que em seu agregado fazem o oceano, antes de poder enumerar as transgressões que têm marcado nossas vidas. Retornemos à nossa infância. Quão cedo começamos a desobedecer nossos pais, e a aprender fazer de nossa boca uma cova de mentiras! Em nossa infância, quão petulantes e desobedientes fomos! Teimosos e volúveis, preferíamos nosso próprio caminho, e rompíamos violentamente toda restrição que nossos pais piedosos colocavam sobre nós. Nossa adolescência tampouco nos apaziguou. Furiosamente, muitos de nós, nos precipitávamos no meio da própria dança do pecado. Nos tornamos guias em iniqüidade; não somente pecando, mas também ensinando outros a pecar. E ao chegar à maturidade, e entrar na flor da vida, chegamos a ser sóbrios na aparência, e talvez nos livramos um pouco da dissipação de nossa juventude; porém, quão pequena melhoria ocorreu! A menos que a soberana graça de Deus tenha nos renovado, não somos melhores do que éramos no princípio; e ainda que esta mudança tenha sido operada em nós, ainda temos pecados dos quais se arrepender, e ainda temos que colocar nossas bocas no pó e cinzas sobre nossas cabeças, clamando: "Impuro! Impuro". E oh! vós que se apoiais cansadamente em vossa bengala, o suporte de vossa velhice, não permanecem ainda pecados aderidos às vossas roupas? São vossas vidas tão brancas como os alvos cabelos que coroam suas cabeças? Não sentis que a transgressão salpica as bordas de vossas vestes, manchando sua alvura? Quão freqüentemente vocês têm mergulhado no abismo, a ponto de vossas próprias roupas lhes causar abominação! Colocai vossos olhos sobre os sessenta, setenta ou oitenta anos durante os quais Deus tem poupado suas vidas;e dizei-me se podeis contar vossas inumeráveis transgressões ou calcular o peso dos delitos que haveis cometido."

As estatisticas e as manchetes dos jornais estão cheias de noticias sobre tragédias, crimes de toda a sorte e de uma guerra cívil que parece eterna...mas o que é que tem gerado esta reviravolta no meio da sociedade? ...Os crimes quase sempre ficam impunes, e quase sempre as coisas ficam do mesmo jeito...tudo acaba em pizza ...ai então nos vem os seguintes questionamentos? Onde está a Justiça? Porque a injustiça prevalece?

"Vivemos a trágica realidade de ver que o Brasil é o campeão mundial no consumo de cachaça, é o segundo maior consumidor de tabaco, é o terceiro no ranking mundial no contágio de AIDS. Somos o país de 15 milhões de homossexuais, de 4 milhões de aborto por ano, da televisão mais promíscua do planeta. Somos o povo que assiste a destruição dos valores morais, a rebeldia dos filhos contra os pais, a prática irrefreada do sexo no namoro, o índice escandaloso de separações e divórcios por motivos fúteis, o surto espantoso de motéis nas cidades e estradas, verdadeira prostibuição institucionalizada nas barbas das nossas autoridades. Somos o povo que vê assustado o índice alarmante de crimes, assaltos, estupros, sequestros, arrombamentos e toda sorte de delinquência se agigantando, tornando as nossas cidades em campo de guerra e em palco de medo e horror. Somos o povo que vê os traficantes dominando cidades inteiras, exercendo um governo paralelo, ao arrepio da lei, conspirando contra toda autoridade constituída, escravizando nossa juventude com este mortal ácido do inferno."

De uma maneira muito sutil, muitas filosofias anti-cristãs vem sendo inculcada na mente de nossa sociedade, que prontamente sem discernir ...tem sido envenenada contra aquilo que foi constituído para o nosso próprio bem...tais filosofias são nada mais do que uma defesa da própria morte. Em uma nova roupagem esta "cosmovisão", se é que isso pode ser chamado assim, vem sendo ensinado nas escolas e apregoado de uma maneira deliberada na midia. Toda forma de impedir o avanço da anarquia é denominada pela mídia de "moralismo"...

A doutrina marxista da lei... (tornou-se)... uma grande força no século 20...Segundo, Rousas John Rushdoony,o Marxismo insiste que todas as idéias de verdade e lei simplesmente refletem a vontade de uma classe governante...para o Marxismo não existe nenhuma verdade em alguma lei; nenhuma lei tem qualquer relacionamento com qualquer certo ou errado absoluto, pois nenhum certo ou errado absoluto existe...todo discurso sobre Deus e a lei de Deus é uma ilusão e engano usado por uma classe governante para suprimir o pobre.
A lei é simplesmente um sistema de regras prescritivas e obrigatórias que expressam a vontade totalitária e coerciva do Estado...o Marxismo luta para desacreditar cada outro sistema de lei e trazer o seu colapso, para substituí-lo com a “justiça” socialista e revolucionária, isto é, a destruição dos capitalistas, das igrejas, dos grupos independentes e de todas as coisas hostis ao comunismo.Em nome do homem, em nome do humanismo, o Marxismo alega oferecer à humanidade uma nova esperança para substituir a revelação cristã (Hermann Raschhofer, Political Assassination,
Tubenjen: Fritz Schlichtenmayer, 1964). O que ele oferece em vez disso são os piores horrores da experiência da humanidade, terror absoluto e guerra civil perpétua. Isso é a lógica do humanismo levada à sua conclusão, e sua lógica é suicida"

O apóstolo Paulo nos deixa uma exortação no livro de Colossenses 2:8 "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;..."

Tais filosofias vem carregando um ódio mortal contra Deus e contra sua lei, enquanto a Escritura defende a Vida, tais filosofias vem sendo levantadas em favor da morte; enquanto a Escritura apresenta a familia como uma instituição divina, filosofias em prol de sua destruição é defendida com unhas e dentes.

A situação humana é desesperadora, o coração do homem é corrupto(Jeremias 17:9)
Em Romanos 5:6-8, o apóstolo Paulo faz uma declaração a esse respeito, dizendo que
"...os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;..."
Essa é uma realidade inscontestável da condição pecador, suas inclinações sempre serão para o pecado. A consequência dessa inclinação também é certa
"...a inclinação da carne é morte;...".
Se a inclinação do homem sempre é oposta aquilo que Deus quer, fica explícito também que "..."a inclinação da carne é inimizade contra Deus,pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. "...Essa é a razão de tanto ódio a lei de Deus, o pecador ama a transgressão"... os que estão na carne não podem agradar a Deus."

O Salmo 119 tem muito a nos ensinar sobre a importância da lei de Deus, pois esta lei, nos livra de vivermos confundidos, pois ela nos dá diretrizes bem claras, sobre qual é a boa e perfeita vontade de Deus.
Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos...Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.(vs 12;18

" Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.(Sl 119:5,6)
Não pretendo aqui fazer uma exêgese deste Salmo e nem expor todo o seu contéudo,mas somente informar, que em Deus somente essa situação pode ser transformada, ele pode abrir os nossos corações, ele mesmo prometeu ...

Jr.32.40: Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.


"33 Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
35 ¶ Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
36 Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.
37 ¶ Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
73 ¶ Iód. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.
88 ¶ Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca. "


Pelos laços do Evangelho

Aldair Ramos Rios

Bibliografia consultadas

-Os Reformadores e a Lei - Semelhanças e Diferenças/Alderi Souza de Matos
_UMA MENSAGEM DE DEUS À NAÇÃO BRASILEIRA/Rev. Hernandes Dias Lopes.
-A Lei Marxista /Rousas John Rushdoony /Site monergismo.net/Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1
-Redenção Particular-Charles H.Spurgeon
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


06:11

Propriedade de Cristo


Nas Escrituras se chama igrejas de Cristo as diversas congregações que Paulo fundou em diferentes lugares (1 Co 1:2" a igreja de Deus; Rom 16:16; " As igrejas de Cristo vos saúdam"). São chamadas assim porque foram compradas pelo sangue de Cristo para ser de sua completa propriedade, do mesmo modo que Israel era povo de Deus no meio dos demais povos.
Porque assim como um escravo, comprado..., passa a ser propriedade de seu dono, assim também acontece com as congregações de Cristo e todos os seus membros.
A Escritura nos fala desta compra em vários lugares, onde Cristo nos adquiriu com o seu precioso sangue. "Porque fostes comprados por bom preço;..." escreveu Paulo aos Corintios(1 Co 6:20). E na carta ao Romanos ele admoesta os membros da congregação que ninguém julgasse ao outro, ...(Rom 14). Nos temos um Senhor e Mestre, Cristo, e somos de sua propriedade.
Assim como um bom amo cuidava bem de seus escravos lhes dando boa comida , bebida e roupa, e sendo ele mesmo um refúgio para eles, assim também é Cristo para conosco, pois nos livra do poder de satanás, ele é o guardião e o protetor de seu povo. Sabe do que necessitamos.Seus cuidados se estende até as coisas mais insignificantes...Quando os nossos inimigos nos querem fazer mal, ele pode transformar o mal em bem. Ele dá vida eterna e esta presente na dificuldade e na aflição com aqueles que o temem. Nada poderá arrebatar as ovelhas de suas mãos (Jo 10:28). Ele nos enviou o seu Espirito Santo e gerou fé em suas promessas e também tem fortalecido aqueles que querem servir-lo em obediência.
Nada mais pode nos consolar do que isto: ser propriedade de um amo tão bom Jesus Cristo. Este é o único consolo na vida e também na morte.

Fonte: la confesion de la iglesia/ comentario al catecismo de Heidelberg/ FELIRE/ J. C Janse

10:40

"Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia..."

“Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.” [Romanos 9:15]

Por Charles Spurgeon

Nestas palavras o Senhor afirma de maneira bem clara o direito de dar ou reter sua misericórdia de acordo com sua própria soberana vontade. Como um monarca tem a prerrogativa de vida e de morte sobre seus súditos, assim o Juiz de toda a Terra tem um direito de poupar ou de condenar o culpado, como melhor parecer aos seus olhos. Os homens, por seu pecado, perderam todo o direito de reivindicar algo de Deus; eles merecem perecer por seus pecados – e se todos perecerem, não terão base para reclamar. Se o Senhor interfere para salvar alguém, Ele pode fazer isso se os fins da justiça não forem estorvados; mas se julgar melhor deixar o condenado sofrer a justa sentença, ninguém poderá intimá-lo a prestar esclarecimentos. Fúteis e insolente são todos os discursos sobre os direitos do homem a serem colocados no mesmo pé de igualdade; ignorantes, se não pior, são aquelas disputas sobre a graça discriminatória, que nada mais são do que rebeliões da natureza humana orgulhosa contra a coroa e o cetro de Jeová. Quando somos trazidos para ver nossa própria ruína profunda e a justiça do veredito divino contra o pecado, não mais protestamos diante da verdade que o Senhor não tem obrigação alguma de nos salvar; não murmuramos se Ele escolher salvar outros, como se estivesse fazendo uma injúria contra nós, mas sentimos que se Ele se dignou a olhar para nós, será por seu próprio ato livre de bondade imerecida, pelo qual sempre teremos de bendizer Seu nome.

Como aqueles que são os súditos da divina eleição adorarão suficientemente a graça de Deus? Eles não têm espaço para se gloriar, porque a soberania efetivamente a exclui. Somente a vontade do Senhor é glorificada e a própria noção do mérito humano é lançada ao desprezo perpétuo. Não há doutrina que nos torne mais humildes que a da eleição, que promova mais gratidão e, conseqüentemente, que seja mais santificadora. Os crentes não devem ter medo dela, mas reverentemente se regozijar por causa dela.

[Devoções Matinais, 25 de novembro; ]

FONTE: Olhar Reformado

12:28

17:01

O vaso de barro é menor do que o tesouro que ele carrega...


Martinho Lutero e uma de suas sandices -



“Há as pessoas más, sempre dispostas a pecar. É preciso obrigá-las com leis eclesiásticas e seculares, como cavalos e cães selvagens. Quando isso não adiantar, é necessário tirar-lhes a vida através da espada” (Martinho Lutero).



Após ler a frase acima de Martinho Lutero uma série de pensamentos e textos me vieram à mente. Pensamentos como a idéia da construção de nossos heróis (heróis?!) da fé. Os nossos santos segundo o pensamento ortodoxo evangélico/protestante ou católico, gente que consideramos como piedosas, para as quais chegamos a "tirar o chapéu" antes de citar os seus nomes. Neste caso, Lutero.



Pensei imediatamente em Pedro, na passagem em que ele é chamado de bem-aventurado pelo Senhor Jesus, leia abaixo:



Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.



Perceba que texto maravilhoso! Pedro afirma “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”. O Senhor então fala da Soberania do Pai em tirar as vendas dos olhos do homem quando diz: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”. Que coisa linda! Que revelação Pedro recebeu! Que doces e poderosas palavras foram/são aquelas...! Benditos os lábios que pronunciaram tais palavras! Pedro, ah Pedro, que benção que você foi! Que homem de Deus! Homem valoroso e piedoso! Esse Pedro era crente mesmo! Pedro, pedra, firme. Sobre ele Jesus poderia construir a Sua igreja segundo a hermenêutica da igreja Católica. Esse era o Pedrão!!



Vamos continuar seguindo o texto de nosso “herói” da fé, nos versos seguintes:



Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.

E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.



O que aconteceu, Pedro? Pedro, pedra, que virou Satanás?! Ora que escorregão foi esse?! Pedrão, Pedrão...



A essa altura, caso ainda não tenha desistido de ler este texto, você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com a outra. Ora, O mesmo Pedro, a mesma boca, que disse que Jesus era O Cristo, Filho do Deus vivo, disse “Tenhas Deus compaixão de ti, Senhor, isso de modo nenhum te acontecerá.”. Aqui chegamos ao ponto em que Pedro e Lutero se encontram, bem como todos os homens que um dia tiveram as suas mentes e olhos descobertos podem vir a se encontrar. Quando deixamos de entender que o vaso que carrega o óleo precioso não é mais valioso do que o próprio óleo, corremos o risco de confundirmos o transmissor da Verdade com a própria Verdade. Quando isto acontece conosco nos tornamos mais espirituais que Deus, mais santos que Jesus, mais sábios que a sabedoria perante os nossos próprios olhos ou projetamos isso em alguém, em algum herói da fé.



Pedro pensou que como era “Bem-aventurado” recebera a “licença para matar”. Agora ele começava a pensar que as verdades que anunciava eram de sua propriedade. Se colocando no lugar de Pedro eu pensaria algo assim “Bem, eu acertei a primeira pergunta, então quer dizer que eu já saquei o esquema! Tô dentro, entendi a mente de Deus.” O próximo passo é comer da árvore da vida, pois a do conhecimento já papei.” Ele não percebera que as palavras do Senhor Jesus foram “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.” Ele não entendera que ele não era auto-existente e que não poderia sair fazendo gestão da vida de Jesus. O que poderia ter levado ele a infeliz conclusão de que teria capacidade em si mesmo de dizer para Jesus “Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.”. Na versão Almeida o texto diz que Pedro repreendeu a Jesus! Ora, o que ele esperava que Jesus lhe respondesse? Algo como “Puxa Pedro, foi mal. Desculpa aí... Eu não tinha pensado direito, afinal faltei à aula em que ensinaram que O Messias não deveria sofrer ou morrer... (?) “Pode deixar que eu vou me corrigir, viu?!”



Assim como Lutero falou a bobagem de tirar as vidas à espada de quem não seguisse as Leis eclesiásticas e outras bobagens durante a sua vida, ainda que alguns defensores dele queiram criticar o que estou dizendo por que, porventura, acham que eu deveria contextualizar as palavras dele, Pedro e todo aquele que não carrega no peito por revelação do Pai, que nós não temos naturalmente a mente de Deus, mas que o nosso chamado é andarmos com a mente de Jesus no Caminho, falaram e ainda falarão muita coisa que não tem cara de Evangelho.



Ou você consegue ver Jesus dizendo “Tragam as tochas e as espadas! Vamos matar estes fariseus ímpios que não seguem as Leis!” Você consegue imaginar João na sua terceira epístola dizendo a Gaio: “Amado Gaio, pega a sua espada e enfia no Diótrefes, pois ele não nos recebe, ele é um cara mau.”? Olhando para os Evangelhos é possível encaixar este absurdo que Lutero falou?



Enfim, o que quero dizer é que a Palavra é de Deus! Propriedade dEle! Revelação dEle para quem Ele quer revelar. Todo galho que não está ligado à videira não pode dar frutos e os frutos que dá não são seus, mas da Videira verdadeira, cujo Pai é o Agricultor.



Heróis cristãos? Não há heróis cristãos. Há gente que pela Graça foi alcançada, que pela Graça teve a sua fé sustentada, que pela Graça combateu o bom combate, que pela Graça guardou a fé. Não, nem Lutero, nem Calvino, nem Agostinho, nem Paulo, nem Apolo, nem pastor, nem apóstolo, nem homem algum, “Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?”



Ora, examine você mesmo o texto de Mateus citado acima e repense os seus heróis, gente de plástico muitas vezes, ou gente crente e piedosa mesmo como o próprio Lutero que recebeu do Pai o entendimento de que “O justo viverá pela fé.”, mas no fim é só gente. Que caiam os ídolos sejam eles católicos, seculares, evangélicos, protestante-reformados. Que todo o joelho se dobre e toda a língua confesse que Jesus é o Senhor, e a Verdade, e o Caminho, e a Vida, e que só ao Pai pertence a Salvação e toda a revelação da Verdade.



Soli Deo Gloria,



Um abraço,



Eliel Amin