18:14

A luz que prevalece sobre as trevas

Por Aldair Ramos Rios

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, vieram do oriente uns magos a Jerusalém, perguntando: Onde está aquele que nasceu Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e com ele toda Jerusalém; e reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu Belém, terra de Judá, Não és de modo algum o menor entre os lugares principais de Judá; Porque de ti sairá um condutor, Que há de pastorear meu povo de Israel.(Mateus 2:1,6)
Quem nunca ouviu a história dos magos que foram até Belém para ver Jesus.
Poderiamos aprender muita coisa, se meditassemos mais profundamente na palavra de Deus. Como deve ter sido, horrível a vida destes magos antes de raiar no oriente a luz desta estrela. Como era desprezível nosso viver antes de resplandecer em nós a luz de Cristo.Muitos de nós viviamos numa condição de extrema miséria

Somente quando a nossa ignorância é vencida pela verdade, e contemplamos as mazelas de nosso coração e as corrupções em nossa alma, prostramos-nos desesperados e buscamos encontrar a Cristo. Deus sendo Soberano é livre para conceder a sua graça para quem lhe aprouver..."...e vemos aqui, a graça sendo concedida aos magos porém, não há Herodes.

Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles indagou com precisão o tempo em que a estrela tinha aparecido; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente acerca do menino; e quando o tiverdes achado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.(Mateus 2:7,8)


Segundo Matheus Henry: Os que vivem completamente afastados dos meios de graça costumam usar a máxima diligência e aprendem a conhecer o máximo de Cristo e de sua salvação. Porém, nenhuma arte da curiosidade nem o puro aprendizado humano podem levar os homens até Ele. Podemos conhecer teoricamente sobre Jesus e não o conhecermos pessoalmente ?

Onde a escuridão domina, fica impossivel avistar alguma saída ou caminho. Em plena escuridão os filhos dos homens estão vivendo em constante perigo, mas não podem sequer mover-se para outra direção.São cegos espirituais.

Que triste seria pensar os céus sem os luminares. Que triste seria andar na escuridão sem a possibilidade de ver qualquer feixe de luz. Lamentavelmente esta é realidade de tais pessoas. Sem luz, predomina as trevas.Mas quando a luz chega vence as trevas e predomina sobre ela.

"Os magos, depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela, que viram no oriente, ia adiante deles, até que foi parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao avistarem a estrela ficaram extremamente jubilosos."(Mateus (2:9,10)
"Quanto gozo sentiram estes sábios ao ver a estrela, ninguém o sabe tão bEnquanto aqueles que, depois de uma longa e triste noite de tentação e abandono sob o poder de um espírito de escravidão, finalmente recebem o Espírito de adoção, dando testemunho a seus espíritos de que são filhos de Deus."(Matheus Henry)

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.(Mateus 4:16 )

Já raiou porventura, esta luz em teu coração?
Oh! Amigo leitor Jesus é a luz...ele está dizendo :"... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida".(João 8:12) "E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu."( Atos dos Apóstolos 9:3)
Dele João testificou: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.(João 1:4)
A tua crença é cercada de amor por Cristo? Há gozo inefável em tua alma? Há gratidão, pelo perdão de seus pecados ?
Sabes que jamais poderiam ter sido pagos por você. O seu destino era certo, mas Jesus morreu a sua morte e pagou a sua divida, se fez maldito em seu lugar e sofreu todo o sofrimento que você deveria sofrer. Se há gratidão eterna, então realmente você é filho de Deus..

"Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, adoraram-no; e abrindo os seus cofres, fizeram-lhe ofertas de ouro, incenso e mirra. Sendo em sonhos avisados por Deus que não voltassem a Herodes, seguiram por outro caminho para a sua terra."(Mateus 2:11,12)

Todo aquele que verdadeiramente é atraído por Cristo, vive prostrado aos seus pés. Os magos prostraram-se diante do Rei do glória. Você está prostrado diante de quem? De si mesmo? Diante de seus pecados.?

Oh! impio, arrepende-te...Cristo é poderoso para tirar o teu fardo, Cristo é poderoso para quebrar as tuas algemas.
"Há uma alma ocupada em buscar a Cristo? Quererá adorá-lo e dizer "sim!, eu sou uma criatura pobre e néscia e nada tenho a oferecer? Nada!" Não tem coração, ainda que indigno dEle, escuro, duro e néscio? Entregue-o a Ele tal como é, e se prepare para que Ele o use e dispunha dele como lhe apraz; Ele o tomará e o fará melhor, e nunca te arrependerás de ter agido assim. Ele o moldará a sua semelhança, e Ele mesmo se entregará a você e será seu para sempre."(Matheus Henry)
Em meio as trevas tenebrosas, a luz gloriosa de Cristo pode brilhar trazendo vida onde não há vida, trazendo paz, onde ela é inexistente. Deus pode se compadecer de você, OH! pecador...

Pelos laços do Evangelho
Aldair Ramos Rios

0 comentários: