13:15

Deus faz alguma coisa por nós?

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, 2 Coríntios 3:5


Na tentativa de evitar a crença num destino cego e que provoca a inércia e a desculpa para não agir. Criou-se uma cosmovisão humanística, onde o homem é um fim em si mesmo, autosuficiente e que é "capaz" de agir sem a graça e a providência divina.
Nesta cosmovisão o homem é o centro e não Deus.
Não negamos a livre agência do homem o que refutamos é a idéia de que essa liberdade humana seja autonoma e que não está condicionada pela Soberania de Deus ou a idéia de que Deus não intervém na história.
Estou escrevendo este texto, porque essa semana ouvi alguem dizendo algo como "Não creio num Deus que faça por nós".

È meu dever levar e analisar todas as coisas no laboratório de Deus que é a Escritura Sagrada.
Sem negar a responsabilidade humana de fazer, eu respondo a pergunta (Deus faz alguma coisa por nós?) da seguinte maneira:
Sim. Eu creio num Deus que faz por nós. Pela simples questão que sem Jesus nada podemos fazer...

"Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres." Salmos 126:3
"O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus, o que já fizeste para nós." Salmos 68:28

A cosmovisão reformada parte do pressusposto de que Deus é Soberano ou seja Deus sim é autosuficiente, detentor de todo poder, de todo conhecimento, de toda sabedoria, ele não é limitado ou condicionado a qualquer coisa. Ele é quem manda, é o constituinte originário, ele é quem governa.
Ele é Soberano sobre a realidade criada, Soberano sobre aquilo que os nossos olhos não podem ver e sobre aquilo que os nossos olhos podem ver.
Soberano sobre sobre o infinito e sobre o finito. Sobre anjos e demônios. Sobre os homens e os animais.
Ele é Soberano sobre a vida e a morte. Ele é soberano e por isso não existe algo como acaso ou sorte. Ele é Soberano sobre os minutos, horas, dias e anos. Ele é Soberano sobre o tempo. Soberano sobre os momentos tristes e alegres. Mas a sua Soberania é sábia e justa. Porém a infinitude da sabedoria e da Justiça divina excedem a nossa finita compreensão, isso quer dizer que não é o homem quem estabelece o que é legal ou ilegal, ou o que é justo ou injusto, mas Deus. Eu creio num Deus que faz por nós sim.

A Segunda confissão helvética nos ensina que:"Todas as coisas são governadas pela providência de Deus.

... tudo o que há no céu e na terra, e em todas as criaturas, é preservado e governado pela providência deste
Deus sábio, eterno e onipotente. Davi o testifica e diz: “Excelso é o Senhor acima de todas
as nações, e a sua glória acima dos céus. Quem há semelhante ao Senhor nosso Deus, cujo
trono está nas alturas; que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” (Sal
113,4 ss). Outra vez: “Esquadrinhas... todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não
chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Sal 139, 3 ss). São Paulo também
testifica e declara: “Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17, 28), e “dele e por
meio dele e para ele são todas as cousas” (Rom 11, 36). Portanto Santo Agostinho, muito
acertadamente e segundo a Escritura, declarou em seu livro De Agone Christi, cap. 8: “O
Senhor disse: ‘Não se vendem dois pardais por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem
o consentimento de vosso Pai’” (Mat 10.29). Assim falando, ele quis mostrar que aquilo
que os homens consideram de valor insignificante é governado pela onipotência de Deus.
Porquanto aquele que é a verdade diz que as aves do céu são alimentadas por ele e os lírios
do campo são vestidos por ele; e diz também, que os cabelos de nossa cabeça estão
contados (Mat 6.26 ss).

Os Epicureus. Condenamos, portanto, os epicureus que negam a providência de Deus e
todos quantos blasfemem dizendo que Deus está ocupado com os céus e nem nos vê, nem
vê nossos interesses, nem cuida de nós. Davi, o rei-profeta, também os condenou, quando
disse: “Senhor, até quando exultarão os perversos? Dizem: O Senhor não vê; nem disso faz
caso o Deus de Jacob. Atendei, ó estúpidos dentre o povo; e vós insensatos, quando sereis
prudentes? O que fez o ouvido, acaso não ouvirá? e o que formou os olhos, será que não
enxerga?” (Sal 94, 3.7-9).

Os meios não devem ser desprezados. Entretanto, não desprezamos como inúteis os meios
pelos quais opera a providência divina, mas ensinamos que devemos acomodar-nos a eles,
na medida em que nos são recomendados na Palavra de Deus. Eis por que desaprovamos as
afirmações temerárias daqueles que dizem que, se todas as coisas são geridas pela
providência de Deus, então nossos esforços e diligências são inúteis. Seria o bastante
deixarmos tudo ao governo da divina providência e não nos preocuparmos nem fazermos
coisa alguma. São Paulo reconhecia que navegava sob a providência de Deus, que lhe
dissera: “...deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o 8
faças em Roma” (At 23.11), e em adição lhe havia prometido: “Porque nenhuma vida se
perderá de dentre vós... pois nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo” (At. 27,
22.34). Todavia, quando os marinheiros estavam pensando em abandonar o navio, ele
mesmo disse ao centurião e aos soldados: “Se estes não permanecerem a bordo, vós não
podereis salvar-vos” (At 27.31). Deus, que destinou a cada coisa o seu fim, ordenou o
começo e os meios pelos quais a coisa atinge seu alvo. Os pagãos atribuem as coisas à
fortuna cega e ao acaso incerto. No entanto, São Tiago não deseja que digamos: “Hoje, ou
amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos
lucros”, mas aconselha: “Em vez disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos,
como faremos isto ou aquilo” (Tiago 4, 13.15). E Santo Agostinho diz: “Tudo o que para os
homens vãos, na natureza parece acontecer por acidente, realiza simplesmente a sua
Palavra, porque não acontece senão por sua ordem” (Enarrationes in Psalmos, 148). Assim,
parecia acontecer por mero acaso quando Saul, enquanto procurava as jumentas de seu pai,
inesperadamente se encontrou com o profeta Samuel. Mas previamente o Senhor dissera ao
profeta: “Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim” (I Sam 9.16). "

Moral da História é. Deus não faz alguma coisa porque nós fazemos. Nós fazemos alguma coisa porque Deus faz. È ele quem nos capacita. Ele é quem opera em nós o querer e o realizar. Somos responsáveis sim e temos que lutar e trabalhar, mas se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam... (Sl 127:1)

Abaixo alguns textos...

O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2:14

Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16

Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:20

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2

No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós. Neemias 4:20

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos 8:34

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:21

SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras. Isaías 26:12

0 comentários: