19:11

Um Crescimento não saudável

Igreja inchada
Um Crescimento não saudável

Gente nova... Juventude unida e animada, música envolvente, este é o contexto ideal do engano. Se por um lado, a “fobia” dos números é um erro, por outro a “latria” dos mesmos, pode facilmente nos enganar. Muitas igrejas sérias que começaram seu trabalho fervorosamente demonstrando amor pelo estudo bíblico e teológico foram depois invadidas por uma geração de crentes descomprometidos; de mente demasiadamente subjetivista, outras foram dominadas pelo liberalismo, se amoldaram aos padrões deste mundo. È evidente que o crescimento numérico que não expresse amor pelo estudo da palavra, reverência, apego a uma vida piedosa de oração e santificação não é um crescimento saudável.
E nós reformados maior risco corremos de fazer das doutrinas da graça travesseiro para a nossa iniqüidade. Qualquer ajuntamento que não expresse o poder regenerador de Deus em sua membresia é qualquer coisa menos igreja.
Quais são os sinais de uma verdadeira conversão?. O primeiro sinal de uma verdadeira conversão é uma fé operosa. O apóstolo Paulo escrevendo aos tessalonicenses, dava graças a Deus por aquela igreja e fazia sempre menção dela em sua orações, ele escreve no verso 3 do capitulo 1:
“Lembrando nos sem cessar da obra da vossa fé...”
A igreja de Tessalônica era composta de gente eleita, verdadeiramente regenerada, crentes que tinha recebido a fé verdadeira, a fé operosa, eles possuíam uma fé que tinha obras. Se os membros de uma “igreja” em sua maioria são pessoas que não demonstram os frutos de um novo viver, é certo que o tipo de fé que possuem é a mesma dos demônios (Tiago 2:19). Não existe um meio termo entre a fé verdadeira e a fé falsa. A fé salvadora produz frutos e é operosa, uma fé falsa é apenas professa, não produz obras, por isso, eis a afirmação de Tiago “...a fé se não tiver obras é morta...”(Tg 2:17)

Por isso, não podemos nos calar quando o assunto envolve o destino eterno das pessoas. Sejamos vigilantes, amemos a palavra...”Sola Scriptura”. È por meio da palavra escrita que conhecemos a Palavra Encarnada. Sigamos a recomendação do apóstolo Pedro:
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,’”1 Pedro 3:15
E como estaremos preparados, se não fizermos uso da revelação especial de Deus?. A recomendação de Paulo a Timóteo ainda é pertinente a todos nós
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 Timóteo 4:12-13
E mais...
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
1 Timóteo 4:16

Devemos estar atentos, porque para cada obra que Deus faz há uma falsificação de satanás. Igreja cheia nem sempre é sinônimo de benção, principalmente quando este crescimento é só numérico. A igreja só cresce a medida que ela cresce também na graça e no conhecimento e isso desemboca num viver que glorifica a Deus. Tomemos cuidado com este século por que muitos já não suportam mais ouvir a sã doutrina. O que quero dizer é o seguinte: A heresia vem sobre os lombos da tolerância.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.

Aldair Ramos Rios

0 comentários: