10:18

Cremos e Confessamos— Proposições da Fé Reformada —

por
Ewerton Barcelos Tokashiki
I. Das Escrituras Sagradas
1. É a Palavra de Deus;2. É a especial revelação de Deus;3. É uma revelação histórico-progressiva;4. É cessada a transmissão desta revelação especial;5. É inspirada verbal, plenária e organicamente pelo Espírito;6. É dada através de homens escolhidos e capacitados;7. É inerrante em cada uma das suas declarações;8. É claramente inteligível a todos;9. É iluminada pelo Espírito para o nosso entendimento espiritual;10. É completo o seu conteúdo;11. É suficiente para a nossa salvação;12. É pública, ou seja, todos têm direito ao livre exame;13. É necessário traduzi-la em língua vernáculo;14. É autoridade final em toda discussão;15. É a nossa única fonte e regra de fé e prática.
II. De Deus
1. É um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo;2. É perfeito, imutável, independente, infinito, eterno;3. É pessoal em toda relação com a Sua criação;4. É santo, bondoso, sábio, justo, verdadeiro em Seu Ser;5. É possível conhecê-lo suficientemente;6. É impossível compreendê-lo exaustivamente;7. É criador de todas as coisas em seu estado de perfeição;8. É providente em todas as Suas obras;9. É absolutamente soberano sobre tudo e todos.
III. Do Homem
1. É criado à imagem de Deus;2. É constituído de corpo e alma;3. É ordenado a formar uma família: homem e mulher;4. É decaído em pecado;5. É escravo do pecado e perdeu o seu livre-arbítrio;6. É sofredor das conseqüências do seu pecado;7. É incapaz de se salvar, ou de preparar-se para isso;8. É maldito e condenado por causa do seu pecado;9. É imputado o seu pecado sobre toda a sua descendência;10. É uma única família em várias raças.
IV. De Jesus Cristo
1. É Deus-homem;2. É verdadeiro Deus em todos os Seus atributos;3. É verdadeiro homem em toda a Sua constituição;4. É encarnado da virgem Maria por obra sobrenatural do Espírito;5. É impecável, todavia, podia ser tentado;6. É nosso único representante diante de Deus;7. É nosso Mediador na Nova Aliança;8. É o prometido Profeta que nos traz a Palavra do Pai;9. É o perfeito Sacerdote que intercede por nós;10. É o soberano Rei que inaugura o Reino de Deus sobre nós;11. É nosso suficiente e definitivo sacrifício;12. É intercessor eficaz à destra do Pai;13. É esperado o seu retorno físico num futuro não revelado.
V. Da Salvação
1. É planejada na eternidade;2. É garantida pela graciosa e livre eleição de Deus;3. É baseada na obra expiatória de Cristo;4. É aplicada em nós pelo Espírito Santo;5. É iniciada em nós na regeneração;6. É proclamada pelo sincero chamado do evangelho;7. É evidenciada pela fé e arrependimento;8. É declarada na justificação;9. É familiarizada na adoção;10. É comprovada pela santificação;11. É continuada pela preservação na poderosa graça;12. É consumada na glorificação, após o juízo final.
VI. Do Espírito Santo
1. É verdadeiro Deus em todos os Seus atributos;2. É o consolador prometido procedente do Pai e do Filho;3. É testemunha da obra de Cristo por nós;4. É aquele que internaliza a obra da salvação em nós;5. É quem convence-nos do pecado, da justiça e do juízo;6. É o penhor e selo de nossa salvação;7. É quem frutifica as virtudes da santificação;8. É comunicador de nossos dons;9. É agente que torna real nossa comunhão com toda a Igreja.
VII. Da Igreja
1. É o glorioso corpo de Cristo;2. É composta de todos os eleitos de Deus;3. É visível pela confissão pública de fé em Cristo;4. É una, santa e universal;5. É pura pela fiel pregação da Palavra de Deus6. É confirmada pura pelo correto exercício dos Sacramentos7. É purificada pela justa aplicação da Disciplina8. É testemunha da glória de Deus;9. É comunicadora do Evangelho da salvação;10. É serva num mundo corrompido pelo pecado;11. É adoradora do soberano Deus Trino.
VIII. Das Últimas Coisas
1. É inaugurado, mas não consumado (já-ainda-não) o Reino de Deus;2. É pessoal na sua realização;3. É universal em sua extensão;4. É esperado o retorno físico de Cristo Jesus;5. É verdadeira a promessa da ressurreição final;6. É absolutamente certa a vitória sobre o mal e seus agentes;7. É inevitável o julgamento de todos os homens;8. É real o lugar de punição eterna que os condenados sofrerão;9. É ansiada a restauração de toda a criação;10. É a consumação final de toda obra da providência;11. É gracioso o galardão que os salvos receberão;12. É eterna a habitação com Deus e o Seu povo escolhido.

0 comentários: