14:31

O Proveito de Estudar e Pregar a Eleição

O estudo da eleição dá a devida glória a Deus. No homem natural, sem a graça de Deus, não habita bem algum (Rm. 7:18) e não pode fazer nenhuma coisa boa que agrada a Deus (Rm. 8:8) sendo que a inclinação da carne é apenas morte (Rm. 8:7).

O desejo do homem natural não busca Deus (Rm. 3:11) e a sua mente não entende as coisas de Deus (I Co. 2:14). Tudo que Deus requer para a salvação, o arrependimento e a fé, não vem do homem mas de Deus (Jo. 1:12,13; 6:29, 44; At. 16:14; Ef. 2:8,9). A eleição incondicional, pessoal, particular e preferencial atribui a Deus, e somente a Deus, toda e qualquer obra boa que o homem vem a fazer para agradar a Deus. Tanto a santificação do Espírito quanto a fé na verdade é atribuída a Deus (Ef. 2:8,9) e, por isso, somos incentivados pela Palavra de dar graças a Ele por eleger os Seus para a salvação (II Ts. 2:13).

Devemos observar nesse ponto que na salvação, o homem tem uma responsabilidade de escolher o arrependimento e a fé, mas o nosso estudo não é a responsabilidade do homem mas a eleição divina. Na salvação, o homem tem uma responsabilidade que exercita em resposta à operação divina, mas na eleição, apenas Deus opera.

O estudo da eleição é conveniente por ser uma verdade revelada na Palavra de Deus. Toda a Escritura é inspirada e portanto, é proveitosa (II Tm. 3:16). Os ministrantes de Deus, que querem ter uma boa consciência, têm responsabilidade de “anunciar todo o conselho de Deus” (At. 20:27). Se a eleição existe na Bíblia é porque ela é proveitosa e, sendo parte do cânon, deve ser anunciada. Há assuntos que não são revelados a nós, e estes assuntos não são para nós anunciarmos ou estudarmos, mas, os que são revelados, como é o caso da eleição, são tanto para nós quanto para nossos filhos (Dt. 29:29).

O estudo da eleição prioriza a fé sobre o raciocínio do homem. É uma verdade que a eleição não é entendida facilmente. Se não estudássemos os assuntos da eleição por serem difíceis de entender, mostraríamos uma falta de fé na inspiração das Escrituras e uma confiança maior no raciocínio do homem. Quando consideramos mais a lógica do homem do que as declarações divinamente inspiradas, duvidamos que elas são proveitosas para o ensino, a correção e o aperfeiçoamento dos servos de Deus. O deixar de crer no que a Bíblia claramente revela por não seguir a lógica do homem, seria dar primazia à lógica humana e não à fé. A fé não se manifesta naquilo que se pode racionalizar mas naquilo que se crê apenas por ser revelado pela própria Palavra de Deus (Hb. 11:1, 6). Deus não pede que entendemos tudo que é revelado pelas Sagradas Escrituras, mas espera que os que querem O agradar, crêem naquilo que Ele revela, pela fé.

O estudo e a proclamação das doutrinas da eleição fazem parte da adoração verdadeira. A adoração que Deus aceita é aquela que é segundo o Seu Espírito e conforme a Sua verdade declarada. Deus já expressou qual é a maneira que convém adorá-lo: Em espírito e em verdade (Jo. 4:24). Do próprio coração do homem natural não emana verdade mas somente a perversidade e o engano (Jr. 17:9; Mt. 15:11, 18-20), mas a verdade de Deus é Cristo (Jo. 14:6) e é ministrada em nós pelo Espírito Santo (Jo. 16:13; I Co. 2:14-16). Se a verdade importa na adoração verdadeira, e se a verdade vem de Deus, o estudo da eleição só pode agradar a Deus pois ela é a declaração da verdade. O estudo da eleição é aceita por Ele como aquela adoração que Lhe convém. Se as verdades da eleição forem ignoradas e não estudadas, a adoração a Deus pela declaração da verdade será comprometida. Verdadeiramente, pela eleição, um grau imenso do amor de Deus, da Sua misericórdia, da Sua justiça e dos Seus atributos santos são entendidos, e, esse entendimento agrada a Deus.

O estudo da doutrina da eleição promove crescimento espiritual. A obra do ministrante que é chamado para anunciar todo o conselho de Deus pela Palavra de Deus, quando exercitado corretamente, promove conforto na alma, edificação em espírito e conformidade à imagem de Cristo (Ef. 4:11-16; I Tm. 4:14-16). Não o ensino da verdade, mas a falta do ensino dela destrói, desestabiliza e engana. Jamais aquela que instrui, reprova, corrige e ensina seria para a destruição de qualquer membro na igreja. Os rudimentos básicos das doutrinas bíblicas são o leite racional que promove crescimento (I Pe. 2:2). A doutrina mais avançada, que inclui a doutrina da eleição, é mantimento sólido e faz os sentidos que por ela é exercitada a crescerem para o discernimento tanto do bem como do mal. (Hb. 5:11-14).

O estudo da eleição produz evangelismo bíblico. Nem todos que dizem: “Senhor, Senhor” agradam o Senhor Deus mas somente os que fazem a vontade do Pai (Mt. 7:21). Nem tudo que pode encher uma igreja ou arrumar seguidores é de Deus (At. 5:35-37; II Tm. 4:3,4). A eleição direciona e impulsiona os ânimos evangelizadores ao uso dos meios bíblicos, quais são a pregação de Cristo (Rm. 10:17; II Ts. 2:13,14) e a oração zelosa (Tg. 5:16; II Tm. 2:1-10). Um entendimento da operação de Deus pela eleição faz com que o evangelista não se contenta naquilo que é meramente visível mas naquele crescimento que vem somente de Deus (I Co. 3:6,7). A pregação bíblica inclui a eleição (Mt. 11:25,26; Jo. 6:37, 44, 65; 10:26) e é uma boa mensagem pois destroi qualquer esperança que o pecador possa ter em si mesmo ou numa obra humana ou religiosa. Pela pregação da eleição o pecador é incentivado a clamar ao Deus soberano para ter misericórdia na face de Jesus Cristo (Rm. 2:4; Is. 55:6,7). Esta é evangelização bíblica (I Co. 2:1-5).


Bibliografia


A Confissão de Fé de Nova Hampshire, 1853

BECK, FRANK B. The Five Points of Calvinism. sc, se., sd.

BERKHOF, L. Systematic Theology. Grand Rapids, Wm. B. Eerdmans Publishing Company, 1972.

BÍBLIA SAGRADA. São Paulo, São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.

BOYCE, JAMES P. Abstract of Systematic Theology. sc, Christian Gospel Foundation, s.d.

CHAFER, Lewis Sperry, Major Bible Themes. Grand Rapids, Zondervan Publishing House, 1972.

COLE, CLAUDE DUVAL. Definitions of Doctrine. Lexington, KY, EUA, Bryan Station Baptist Church, v I, II, III, sd.

Concordância Fiel do Novo Testamento. São José dos Campos, Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, vol. I e II, 1994.

Confissão de Fé de Westminster, http://br.geocities.com/ipnatal

CRISP, Ron, Um Esboço do Estudo Sobre A Pessoa e A Obra do Espírito Santo. Lexington, Bryan Station Baptist Church, 1998.

DAGG. John L. Manual de Teologia. São José dos Campos, Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, 1989.

DICIONÁRIO ELETRÓNICO AURÉLIO. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, V. 2.0, Junho, 1996, V. 3.0, Novembro, 1999.

EVANS, WLLIAMS D. D. The Great Doctrines of the Bible. Chicago, Moody Press, 1968.

Fé Para Hoje, Confissão de Fé Batista de 1689. São José dos Campos, Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, 1991.

FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA. Dicionário Aurélio Eletrônico. Rio de Janeiro, V. 2, Junho, 1996, V. 3.0, Novembro, 1999.

GILL, JOHN. The Cause of God and Truth. Grand Rapids, Baker Book House, 1980.

GILL, JOHN., The Doctrine of Justification Stated and Maintained - Sermon 37. Rio, WI, The AGES Digital Library, The Baptist Standard Bearer, Version 1.0, 1999 www.ageslibrary.com

GILL, JOHN., The Doctrine of the Saints Final Preservation, Asserted and Vindicated - Sermon 46. Rio, WI, The AGES Digital Library, The Baptist Standard Bearer, Version 1.0, 1999 www.ageslibrary.com

HALDANE, ROBERT. An Exposistion of Romans. McLean, MacDonald Publishing Company, sd.

HENRY, MATTHEW. Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible. Grand Rapids, Guardian Press, v. I,II,III, 1976.

HODGE, CHARLES. Systematic Theology. Grand Rapids, Wm. B. Eerdmans Publishing Company, v. I, II, III, 1982.

M’CHEYNE, ROBERT MURRAY. Chosen to Salvation. Norwalk, Agape Chapel Ministries, www.geocities.com/athens/academy/4721, ou http://members.dencity.com/basileia_1/, sd.

MAYES, V. C. Leaves, Worms, Butterflies and T. U. L. I. P. S. Splendora, Splendora Sales, 1979.

MILLS, SANFORD C. A Hebrew Christian Looks at Romans. Grand Rapidds, Dunham Publishing Company, 1968

OLDHAM, Earl K., So .. What the BIBLE Says WE BELIEVE!.Grand Prairie, s/d.

ONLINE BIBLE. Winterbourne, Versão 7.0, www.omroep.nl/eo/Bible/software/ps, 1997.

PINK, A. W. The Meaning of “KOSMOS” in John 3:16. Norwalk, Ágape Chapel Ministries, www.geocities.com/Athens/Academy/4721, sd.

PINK, ARTHUR W., Enormity. Ames, International Outreach, Inc., sd.

PINK, ARTHUR W., Eternal Security. Rio, WI, The AGES Digital Library, www.ageslibrary.com

PINK, ARTHUR W., Gleanings from Paul. Rio, WI, The AGES Digital Library, www.ageslibrary.com

PINK, ARTHUR W., Saving Faith, Pregação, sp., sd.

PINK, ARTHUR W., The Atonement. Swengel, Reiner Publications, sd.

PINK, ARTHUR W., The Doctrine of Justification. Rio, WI, The AGES Digital Library, www.ageslibrary.com

PINK, Arthur W., The Doctrine of Salvation. Grand Rapids, Baker Book House,1983.

PINK, Arthur W., The Sovereignty of God. Grand Rapids, Baker Book House, 1976.

POOLE, MATTHEW. A Commentary on the whole Bible. McLean, MacDonald Publishing Company. v. I, II, III, sd.

REISINGER, Ernest, Existe Mesmo o Crente Carnal?. São Paulo, Editora FIEL, 1980.

ROGERS, WILLIAM. Exposition of the Philadelphia Confession of Faith, Chapter 11, Justification. Sp., Sd.

ROSS, TOM. Abandoned Truth. Xenia, Providence Baptist Church, 1991.

SHEDD, WILLIAM G.T. Dogmatic Theology. Nashville, Thomas Nelson Publishers, 1980.

SIMMONS, THOMAS PAUL. A Systematic Study of Bible Doctrine. Clarksville, Bible Baptist Books and Supplies, 1979.

SIMMONS, THOMAS PAUL. Um Estudo Sistemático de Doutrina Bíblica. Little Rock, Challenge Press, 1985.

SPURGEON, C. H., The Covenant of Grace. Pasadena, Texas, Pilgrim Publishers, 1988.

STRONG, JAMES LL.D., S.T.D. Abingon’s Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible. Nashville, Abingdon, 1980.

TENNY, Merrill C. The Zondervan Pictorial Bible Dictionary. Grand Rapids, Zondervan Publishing House, 1975.

The CONFESSION OF FAITH Of those CHURCHES which are commonly(though falsely) called ANABAPTISTS; London, 1644 - The Old Faith Baptist Church, Rt. 1, Box 517, Magazine, Arkansas, 72943

THOMPSON, Frank Charles, D.D., PH. D. The Thompson Chain Reference Bible. Indianopolis, B. B. Kirkbride Bible Co., Inc.1964.



Autor: Pastor Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

0 comentários: