O estudo da eleição dá a devida glória a Deus. No homem natural, sem a graça de Deus, não habita bem algum (Rm. 7:18) e não pode fazer nenhuma coisa boa que agrada a Deus (Rm. 8:8) sendo que a inclinação da carne é apenas morte (Rm. 8:7).
O desejo do homem natural não busca Deus (Rm. 3:11) e a sua mente não entende as coisas de Deus (I Co. 2:14). Tudo que Deus requer para a salvação, o arrependimento e a fé, não vem do homem mas de Deus (Jo. 1:12,13; 6:29, 44; At. 16:14; Ef. 2:8,9). A eleição incondicional, pessoal, particular e preferencial atribui a Deus, e somente a Deus, toda e qualquer obra boa que o homem vem a fazer para agradar a Deus. Tanto a santificação do Espírito quanto a fé na verdade é atribuída a Deus (Ef. 2:8,9) e, por isso, somos incentivados pela Palavra de dar graças a Ele por eleger os Seus para a salvação (II Ts. 2:13).
Devemos observar nesse ponto que na salvação, o homem tem uma responsabilidade de escolher o arrependimento e a fé, mas o nosso estudo não é a responsabilidade do homem mas a eleição divina. Na salvação, o homem tem uma responsabilidade que exercita em resposta à operação divina, mas na eleição, apenas Deus opera.
O estudo da eleição é conveniente por ser uma verdade revelada na Palavra de Deus. Toda a Escritura é inspirada e portanto, é proveitosa (II Tm. 3:16). Os ministrantes de Deus, que querem ter uma boa consciência, têm responsabilidade de “anunciar todo o conselho de Deus” (At. 20:27). Se a eleição existe na Bíblia é porque ela é proveitosa e, sendo parte do cânon, deve ser anunciada. Há assuntos que não são revelados a nós, e estes assuntos não são para nós anunciarmos ou estudarmos, mas, os que são revelados, como é o caso da eleição, são tanto para nós quanto para nossos filhos (Dt. 29:29).
O estudo da eleição prioriza a fé sobre o raciocínio do homem. É uma verdade que a eleição não é entendida facilmente. Se não estudássemos os assuntos da eleição por serem difíceis de entender, mostraríamos uma falta de fé na inspiração das Escrituras e uma confiança maior no raciocínio do homem. Quando consideramos mais a lógica do homem do que as declarações divinamente inspiradas, duvidamos que elas são proveitosas para o ensino, a correção e o aperfeiçoamento dos servos de Deus. O deixar de crer no que a Bíblia claramente revela por não seguir a lógica do homem, seria dar primazia à lógica humana e não à fé. A fé não se manifesta naquilo que se pode racionalizar mas naquilo que se crê apenas por ser revelado pela própria Palavra de Deus (Hb. 11:1, 6). Deus não pede que entendemos tudo que é revelado pelas Sagradas Escrituras, mas espera que os que querem O agradar, crêem naquilo que Ele revela, pela fé.
O estudo e a proclamação das doutrinas da eleição fazem parte da adoração verdadeira. A adoração que Deus aceita é aquela que é segundo o Seu Espírito e conforme a Sua verdade declarada. Deus já expressou qual é a maneira que convém adorá-lo: Em espírito e em verdade (Jo. 4:24). Do próprio coração do homem natural não emana verdade mas somente a perversidade e o engano (Jr. 17:9; Mt. 15:11, 18-20), mas a verdade de Deus é Cristo (Jo. 14:6) e é ministrada em nós pelo Espírito Santo (Jo. 16:13; I Co. 2:14-16). Se a verdade importa na adoração verdadeira, e se a verdade vem de Deus, o estudo da eleição só pode agradar a Deus pois ela é a declaração da verdade. O estudo da eleição é aceita por Ele como aquela adoração que Lhe convém. Se as verdades da eleição forem ignoradas e não estudadas, a adoração a Deus pela declaração da verdade será comprometida. Verdadeiramente, pela eleição, um grau imenso do amor de Deus, da Sua misericórdia, da Sua justiça e dos Seus atributos santos são entendidos, e, esse entendimento agrada a Deus.
O estudo da doutrina da eleição promove crescimento espiritual. A obra do ministrante que é chamado para anunciar todo o conselho de Deus pela Palavra de Deus, quando exercitado corretamente, promove conforto na alma, edificação em espírito e conformidade à imagem de Cristo (Ef. 4:11-16; I Tm. 4:14-16). Não o ensino da verdade, mas a falta do ensino dela destrói, desestabiliza e engana. Jamais aquela que instrui, reprova, corrige e ensina seria para a destruição de qualquer membro na igreja. Os rudimentos básicos das doutrinas bíblicas são o leite racional que promove crescimento (I Pe. 2:2). A doutrina mais avançada, que inclui a doutrina da eleição, é mantimento sólido e faz os sentidos que por ela é exercitada a crescerem para o discernimento tanto do bem como do mal. (Hb. 5:11-14).
O estudo da eleição produz evangelismo bíblico. Nem todos que dizem: “Senhor, Senhor” agradam o Senhor Deus mas somente os que fazem a vontade do Pai (Mt. 7:21). Nem tudo que pode encher uma igreja ou arrumar seguidores é de Deus (At. 5:35-37; II Tm. 4:3,4). A eleição direciona e impulsiona os ânimos evangelizadores ao uso dos meios bíblicos, quais são a pregação de Cristo (Rm. 10:17; II Ts. 2:13,14) e a oração zelosa (Tg. 5:16; II Tm. 2:1-10). Um entendimento da operação de Deus pela eleição faz com que o evangelista não se contenta naquilo que é meramente visível mas naquele crescimento que vem somente de Deus (I Co. 3:6,7). A pregação bíblica inclui a eleição (Mt. 11:25,26; Jo. 6:37, 44, 65; 10:26) e é uma boa mensagem pois destroi qualquer esperança que o pecador possa ter em si mesmo ou numa obra humana ou religiosa. Pela pregação da eleição o pecador é incentivado a clamar ao Deus soberano para ter misericórdia na face de Jesus Cristo (Rm. 2:4; Is. 55:6,7). Esta é evangelização bíblica (I Co. 2:1-5).
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Autor: Pastor Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
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