07:31

O Antigo Evangelho



Por: Aldair Ramos Rios
"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas..." (Jr 6:16)
Quem nunca leu o livreto " O Antigo Evangelho" da editora Fiel, devia dar uma conferida no seu conteúdo. Na verdade o livro é um "ensaio introdutório ao livro de John Owen, A morte da morte na morte de Cristo". O autor do livro J. I. Packer procura mostrar as diferenças de conteúdo entre o Antigo e o novo evangelho, analisando também o impacto causado por cada uma deles na vida dos pecadores...
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação...se descermos até a raiz da questão, descobriremos que estas perplexidades, em última análise, deve-se ao fato que temos perdido de vista o evangelho bíblico...durante os últimos cem anos temos trocado o evangelho por um substituto que, embora lhe seja semelhante quanto a determinado pormenores, trata-se de um produto totalmente diferente... O Assunto abordado pelo antigo evangelho era Deus e os Seus caminhos com os homens; e o assunto abordado pelo novo é o homem e a ajuda que Deus lhe dá" (J. I. Packer / páginas 2 e 3)
A precisão com que ele analisa os fatos é de admirar; o autor procura mostrar, que se quisermos pregar o evangelho Bíblico, não existe outro caminho, a não ser pregar aquilo que hoje é apelidado de Calvinismo. Gostaria de aproveitar o texto e fazer uma reflexão sobre a situação evangélica atual:
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação"
Seria exagero da parte do autor, afirmar tal coisa?

É claro que não...muitos de nós; estamos cansados de ver na mídia, escândalos envolvendo líderes evangélicos, o que tem levado a igreja perder o prestígio que tinha anteriormente perante a sociedade. Afinal, afirmam hoje "Templo é dinheiro"...a situação que chegamos é lamentável, a casa de oração virou comércio, o verdadeiro evangelho foi trocado por um outro evangelho, pelo FALSO EVANGELHO, não se fala mais na Cruz de Cristo, não se fala mais contra o pecado...não sabemos mais o que realmente é o Cristianismo, quais são as verdades que influênciaram multidões de pessoas no passado, perdemos a nossa identidade, não sabemos mais, nem mesmo que nós somos.

"se descermos até a raiz da questão, descobriremos que estas perplexidades, em última análise, deve-se ao fato que temos perdido de vista o evangelho bíblico..."

O que temos ouvido, hoje em dia em cima de nossos púlpitos é de arrepiar os cabelos. Um certo escritor disse, que "precisaríamos ser onisciente, para saber, tudo o que estão pregando por ai"

O que você sabe sobre, Regeneração ? Justificação? Providência de Deus?....Com certeza quase nada, não é mesmo? Como saber ,se não nos ensinam? Como defender a nossa fé, sem ao menos conhecê-la?
Realmente o evangelho antropocêntrico está em alta em nossos dias, quando abordamos assuntos como a Soberania de Deus, somos logo rotulados de "fatalistas e deterministas", por que Será? A verdade é que não conseguem ouvir a sã doutrina, sentem coceiras nos ouvidos, quando as proclamamos...na verdade qual é a mensagem pregada por eles?
A mensagem do humanismo... quem está no centro de todas as coisas para os humanistas? "o homem"
Dessa mesma, a igreja tem deixado de render ,toda a glória a Deus somente, para dividi-la com os homens.

"durante os últimos cem anos temos trocado o evangelho por um substituto que, embora lhe seja semelhante quanto a determinado pormenores, trata-se de um produto totalmente diferente... "

E o quanto mudou mesmo...leia os textos de homens de Deus como Spurgeon, Calvino, Lutero, John Bunyan, George Withfield, Jonathan Edward´s, dentre outros, veja as principais confissões de fé da igreja do passado e compare com tudo o que temos ouvido hoje.
Mudou a forma de ver Deus, de ver a morte de Jesus, de ver a salvação, de ver o pecado e de ver o homem...poderia seguir como uma lista de mudanças que ocorreram...afinal quem está no rumo certo?
É evidente que não somos nós, e é vergonhoso encontrar declarações como essas..."Quanto mais os evangélicos crescem, menos eles mudam a cara do país" Por que Será?
Que Deus tenha misericórdia de nós
Olhemos para o passado e contemplemos, multidões e mais multidões de cristão que morreram confiando no evangelho da graça de Deus, você já se perguntou por que eles morriam muitas vezes cantando? Na verdade eles conheciam o evangelho, que multidões de "cristãos" hoje ainda não conhecem...
"...perguntai pelas veredas antigas"
Sola Gratia.

0 comentários: