13:06

O Pastor e as ovelhas


Por: Aldair Ramos Rios

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:27,28)

Quem é de Deus ouve a palavra de Deus ( Jo 8:47 ) visto que todo o salvo pertence a Ele...a palavra é um dos meios as quais Deus usa para santificá-los, ensiná-los e exortá -los. O salmista Davi, jubilosamente declara "...a tua vara e o teu cajado me consolam..." (Sl 23:4 ).
O bom Pastor usa o seu cajado (a palavra) para conduzir as suas ovelhas em segurança no caminho, de tal maneira, que não vivem por si mesmas, sem rumo ou levadas ao vento, pelo contrário; elas não ouvem a voz do estranho, pois reconhecem a voz de seu pastor, não á como confundi-las nem enganá-las, as ovelhas seguem prontamente ao pastor, quando são chamadas.
O que Jesus declarou no texto acima?

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem..."

Não estou pregando perfeccionismo, é claro que á lutas, perseguições, perigos e quedas, mas prevalece a Fidelidade de Deus, se derrepente a ovelha se desgarra, o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas ( Jo 10:11 ) deixa as noventa e nove no aprisco e vai átras da que se desgarrou. O Pastor não é como o mercenário que foge quando vê o lobo chegando ( Jo 10:12,13 ),...Davi é um exemplo no ramo, quem não se lembra das palavras de Davi á Saul, que sempre quando as ovelhas estavam sendo atacadas por algum urso ou algum leão, ele os enfrentava para defender as ovelhas de seu pai? ( 1 Sm 17:34,35 )
Se Davi sendo homem protegia com todas as suas forças o rebanho, quanto mais Cristo, o Sumo Pastor, ás protegerá. Se nós sendo maus sabemos dar boas coisas aos nossos filhos ( Lc 11:13 ) quanto mais o Pai nos concederá do seu Espirito Santo, que é a garantia que Ele terminará a obra, quem em nós já começou. (Ef 1:13,14, Fl 1:6)
Afinal, aquele que habita no esconderijo do Altíssímo, a sombra do Onipotente descansará ( Sl 91:1 )...O apóstolo Paulo afirma, estar nossas vidas escondidas em Cristo ( Cl 3:3 ). E foi Cristo mesmo quem revelou a vontade de seu Pai, que Ele não perca nenhum, de todos o que o Pai lhe deu ( Jo 6:39 ).

Soli deo Gloria

0 comentários: